A partir da 00h desta quinta-feira, Dia de São Pedro, a gasolina e o etanol ficarão mais caros na Paraíba. Esse aumento é ocasionado pela retomada de impostos federais, PIS Cofins, determinado pelo governo federal.
Com volta da cobrança desses impostos, o preço do litro da gasolina deve subir cerca de R$ 0,33, enquanto que o valor do litro do etanol deve aumentar R$ 0,22.
O presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool na Paraíba, Edmundo Barbosa, classificou como correta a retomada da cobrança de impostos. Para ele, não se trata de uma questão política, mas de uma necessidade econômica do país.
– Não é questão de ser oportuna para o setor, ela [a cobrança dos impostos] é necessária para o país. Ela é extremamente correta porque está cumprindo a Medida Provisória estabelecida lá no dia 28 de fevereiro pelo governo federal. Então, não é questão política, se é oportuno ou não. Está cumprindo a legislação – argumentou Barbosa
O líder sindicalista lembrou ainda que o fato de o preço do álcool subir menos, emr elação ao da gasolina, também é algo estabelecido em lei.
– Lembrando que, ao longo desse período, o Congresso Nacional aprovou uma redução de tributos para o etanol. Isso, inclusive, foi inserido na Constituição Federal, art 225, inciso 9º, que os biocombustíveis têm que ter uma tributação 30% menor do que os combustíveis fósseis – ressaltou.
SINDPETRO
O presidente do Sindpetro na Paraíba, Omar Hamad, disse que “para o consumidor e para as vendas é um aumento nada saudável, nunca é saudável”.
PB Agora