Corrida por promoções, busca por descontos e avalanche de compras. Com a chegada de novembro e as promoções e descontos da Black Friday, muitos consumidores se preparam para as compras. Esse é um dos períodos mais aguardados pelo comércio e pelos consumidores, mas para aproveitar as ofertas de forma segura, é fundamental adotar medidas de segurança e se planejar.
Em 2024, a Black Friday está marcada para acontecer no dia 29 de novembro, e muitas lojas já estão promovendo esquentas promocionais.
O secretário-adjunto do Procon de João Pessoa, Nicodemos Sobrinho, recomenda que o consumidor prepare uma lista com os itens que deseja comprar e monitore os preços antes do período promocional. Ele orienta os consumidores, a “desconfiarem de promoções com vantagens exageradas”. O recomendado é monitorar os preços dos produtos para evitar cair em descontos enganosos.
“É dessa forma que o consumidor consegue perceber quais empresas estão realmente oferecendo descontos vantajosos durante a Black Friday”, destaca.
Ele alerta ainda sobre práticas enganosas impostas por algumas empresas, que elevam os preços dos produtos antes da Black Friday e depois reduzem o valor para enganar os consumidores.
Outro cuidado essencial é desconfiar de promoções que parecem ser vantajosas demais ou que oferecem benefícios exagerados. É preciso atenção redobrada, principalmente com empresas desconhecidas ou ofertas que chegam por e-mail e redes sociais.
Caso uma oferta com valores muito abaixo do mercado chame a atenção, a orientação é verificar se o site é confiável e consultar avaliações de outros consumidores.
PB Agora