Procon-JP dá dicas ao consumidor de como realizar compra segura neste período de festas de fim de ano

PUBLICIDADE

O aumento do consumo devido às festas de final de ano, inclusive com confraternizações e trocas de presentes, pode trazer dor de cabeça depois se o consumidor não ficar atento na hora de realizar as compras específicas desse período. Por isso, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor traz dicas e orientações de como realizar as compras com mais segurança para a temporada de comemorações.

O Procon-JP começa a orientação pela compra dos presentes, que se constitui uma das principais brincadeiras entre familiares, amigos e colegas de trabalho nas festas de confraternização, orientando para que não deixe para adquirir o produto na última hora, planejando, inclusive, o que vai precisar comprar para si, além dos presentes que vai precisar ofertar.

O secretário Rougger Guerra alerta que “a pressa aumenta o risco de não poder economizar nesses itens. Deixar tudo para a última hora pode provocar problemas que poderiam ser evitados, como o de não encontrar mais o artigo que o presenteado deseja ou ainda pagar mais em outros locais por falta de escolha”.

Procure defeitos – Outra orientação é quanto aos cuidados nas compras de roupas e calçados. “Como o consumo desses produtos cresce muito nessa época, adquirir esses bens com muita pressa pode levar ao erro. Por isso, aconselho a reservar um tempo para adquirir esses itens e não deixar também para a última hora. Deve-se, ainda, observar a numeração da roupa ou do calçado e se o produto tem algum defeito aparente”, pondera Rougger Guerra.

Mais uma questão levantada pelo titular do Procon-JP é quanto ao consumidor não agir por impulso, observando se o produto a ser comprado é mesmo uma necessidade. “Se a pessoa tem um calçado ou uma roupa com pouco uso e que contemple o momento, é importante economizar esse dinheiro”. Ele acrescenta que este é também o período em que mais ocorrem problemas na relação de consumo.

Trocas – Segundo Rougger Guerra, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não obriga aos fornecedores a trocarem produtos devido à cor, tamanho ou gosto. “Nas compras em lojas físicas, não há a obrigatoriedade de se trocar a mercadoria, mas, como toda loja tem sua política de troca, é interessante que a pessoa se informe antes sobre essa possibilidade e se existe um prazo estipulado pelo estabelecimento”.

Compras on-line – Quanto às compras pela internet, o consumidor pode requerer a devolução da mercadoria à loja em um prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. Caso o consumidor prefira a restituição do valor pago, o fornecedor é obrigado a realizar essa operação. “Também se deve ficar atento aos prazos de entrega do produto”, disse o secretário.

Sites de compras – Outra orientação diz respeito às compras na internet e Rougger Guerra aconselha que se confira o site verificando se ele existe de fato, se tem CNPJ, endereço e telefone de contato. “Também não se deve comprar em lojas virtuais com demandas em algum órgão de defesa do consumidor. No mais, se tiver dúvidas ou encontrar algumas irregularidades, deve-se procurar o Procon-JP.

Pesquisas – Desde o início do mês de dezembro que o Procon-JP vem divulgando pesquisas de preços para alimentos típicos das festas de final de ano como frios, carnes, ceias prontas (completa e pratos individuais) e bebidas. “Constatamos que as diferenças nos preços estão bem significativas e, por isso, é interessante consultar nossas tabelas nos sites joaopessoa.pb.gov.br e proconjp.pb.gov.br antes de ir à feira desses produtos. Nesta época de muito gasto, qualquer economia é bem-vinda”.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015
Whatsapp: 83 98665-0179
Transporte público: 83 98873-9976

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024