A crise econômica e a dificuldade de arrecadação levaram os governos estaduais a cortar drasticamente os investimentos neste ano. Na Paraíba a média de cortes foi inferior a dos demais estados de 46%. Fomos o sexto Estado do NE com mais reduções chegando ao corte de 17,3% nos investimentos se comparado ao ano passado. O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi a Brasília, nesta quarta-feira (17), para uma audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O objetivo da audiência é tentar garantir a liberação de recursos para a continuidade de obras importantes que estão sendo realizadas na Paraíba em parceria firmada entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
Em 2014 a Paraíba investiu nos quatro primeiros nesses do ano R$ 206.3 milhões em obras já nesse ano os investimentos foram de R$ 170,7% milhões, ou seja, apresentou uma queda de 17,3%.
Os dados foram extraídos dos balanços financeiros divulgados pelos governos. Esses gastos abrangem despesas com obras públicas e aquisição de equipamentos ou instalações permanentes. A Paraíba foi o sexto estado do Nordeste com maior redução AL apresentou a maior redução de 77,9%. Somente os estados da Bahia e RN apresentaram crescimento no período.
Sem essas obras, a economia como um todo acaba sendo afetada. O mercado de máquinas para construção, por exemplo, estima para este ano uma queda de 36% na demanda de novos equipamentos – valor comparável apenas ao registrado em meio à crise de 2009.
Além disso, com a crise, os gastos dos governos ficam limitados e acabam voltados à remuneração de servidores, a projetos já existentes e ao custeio da máquina.
Sem caixa, o desafio maior para os governadores hoje é ao menos manter em andamento obras que já vinham sendo feitas, o que nem sempre está sendo cumprido. A paralisação de obras e a estagnação de melhorias de infraestrutura dificultam a retomada do crescimento.
Apelo a Levy – O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai a Brasília, na quarta-feira, para uma audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O objetivo da audiência é tentar garantir a liberação de recursos para a continuidade de obras importantes que estão sendo realizadas na Paraíba em parceria firmada entre o Governo do Estado e o Governo Federal. “Vamos fazer mais pelo Estado, porque quarta-feira estarei em Brasília, com o ministro Joaquim Levy, para poder defender os interesses da Paraíba”, disse o governador no sábado, durante solenidade de entrega de obras no interior.
Redação com Folha