Categorias: Economia

RC terá audiência com Levy nesta 4ª

PUBLICIDADE

 A crise econômica e a dificuldade de arrecadação levaram os governos estaduais a cortar drasticamente os investimentos neste ano. Na Paraíba a média de cortes foi inferior a dos demais estados de 46%. Fomos o sexto Estado do NE com mais reduções chegando ao corte de 17,3% nos investimentos se comparado ao ano passado. O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi a Brasília, nesta quarta-feira (17), para uma audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O objetivo da audiência é tentar garantir a liberação de recursos para a continuidade de obras importantes que estão sendo realizadas na Paraíba em parceria firmada entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

Em 2014 a Paraíba investiu nos quatro primeiros nesses do ano R$ 206.3 milhões em obras já nesse ano os investimentos foram de R$ 170,7% milhões, ou seja, apresentou uma queda de 17,3%.

Os dados foram extraídos dos balanços financeiros divulgados pelos governos. Esses gastos abrangem despesas com obras públicas e aquisição de equipamentos ou instalações permanentes. A Paraíba foi o sexto estado do Nordeste com maior redução AL apresentou a maior redução de 77,9%. Somente os estados da Bahia e RN apresentaram crescimento no período.

 

Sem essas obras, a economia como um todo acaba sendo afetada. O mercado de máquinas para construção, por exemplo, estima para este ano uma queda de 36% na demanda de novos equipamentos – valor comparável apenas ao registrado em meio à crise de 2009.
Além disso, com a crise, os gastos dos governos ficam limitados e acabam voltados à remuneração de servidores, a projetos já existentes e ao custeio da máquina.
Sem caixa, o desafio maior para os governadores hoje é ao menos manter em andamento obras que já vinham sendo feitas, o que nem sempre está sendo cumprido. A paralisação de obras e a estagnação de melhorias de infraestrutura dificultam a retomada do crescimento.

 

Apelo a Levy – O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai a Brasília, na quarta-feira, para uma audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O objetivo da audiência é tentar garantir a liberação de recursos para a continuidade de obras importantes que estão sendo realizadas na Paraíba em parceria firmada entre o Governo do Estado e o Governo Federal. “Vamos fazer mais pelo Estado, porque quarta-feira estarei em Brasília, com o ministro Joaquim Levy, para poder defender os interesses da Paraíba”, disse o governador no sábado, durante solenidade de entrega de obras no interior.

 

Redação com Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Idoso de 68 anos é internado no Trauma de João Pessoa com objeto de 40 cm no ânus

Um idoso de 68 anos precisou ser internado no Hospital de Emergência e Trauma Senador…

16 de janeiro de 2025

Polícia prende três homens após tentativa de arrombamento de loja no centro de João Pessoa

A Polícia Militar prendeu na madrugada de hoje (16), três homens em flagrante, ao tentarem…

16 de janeiro de 2025

Prefeitura de JP ressalta importância da vacinação para realização das matrículas escolares

Diversas escolas da rede pública e privada estão em processo de realização das matrículas escolares.…

16 de janeiro de 2025

Operação Rio do Meio: Polícias prendem membros de facção criminosa do Rio de Janeiro em Bayeux

Na manhã desta quarta-feira (15), uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar…

16 de janeiro de 2025

Adolescente de 14 anos é morto a tiros na manhã desta quinta (16) a caminho de reforço escolar em JP

Um adolescente de 14 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (16) enquanto seguia para…

16 de janeiro de 2025

Acusado de “aterrorizar” mãe e avó de 93 anos durante a madrugada é preso em Montadas

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (15) em Montadas, no Agreste…

16 de janeiro de 2025