O avanço da campanha de vacinação na Paraíba, seguindo uma tendência vista também em outros estados, tem refletido na queda dos números relacionados à pandemia e na retomada gradativa de vários setores. Um exemplo é o turismo. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), dos meses de maio a julho deste ano, apresentaram ocupação nos hotéis e pousadas superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia chegar ao nosso país. Quem avalia esse levantamento é o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), Arthur Lira.
Ainda de acordo com o levantamento divulgado pela ABIH-PB, em agosto, o dado mais recente disponível, a Paraíba registrou 55,3% de ocupação na rede hoteleira, um percentual aproximado do que havia sido contabilizado em 2019 no período pré -pandemia, com 58,5% para o mesmo mês naquele ano.
“Sempre que a gente tem a rede hoteleira com uma capacidade boa de ocupação, automaticamente uma boa parte do setor de alimentação ganha com isso. Porque o turista vem coma à hospedagem já garantida, mas a alimentação é quando chega. Ai trago um dado da Fecomércio mostra que 70% do dinheiro gasto com o turista in loco é com alimentação”, disse o presidente da Abrasel.
Arthur ainda previu para janeiro de 2022, um grande crescimento do setor, principalmente na capital, devido ao período de férias. “Há uma previsão de crescimento tanto para o setor de atendimento local (tipo Self Service), como ao atendimento ao turista”, afirmou. O presidente da Abrasel-PB também destacou recentemente que com o avanço da vacinação é natural a recontratação de pessoas para trabalhar no setor.
Da Redação