Categorias: Economia

SEBRAE: Projeto estimula apicultura sustentável e revitalização dos manguezais no litoral paraibano

PUBLICIDADE

A própolis vermelha possui atividade antimicrobiana Projeto estimula apicultura sustentável e revitalização dos manguezais no litoral paraibanoProdução de própolis, geração de renda e recuperação dos manguezais são as propostas do projeto ‘Viva o Mangue Vivo’ que será lançado nesta quarta-feira, 27, no município de Baia da Traição. Desenvolvido pelo Senar/Faepa, em parceria com o Sebrae, o projeto será inicialmente aplicado em oito municípios do litoral paraibano fomentando a produção da própolis vermelha. O evento contará com a realização de um seminário e a apresentação de palestras que discutirão a viabilidade da atividade nas regiões.

“Integrando essas três iniciativas, trazendo a importância do meio-ambiente para o desenvolvimento local, o Sebrae e seus parceiros, através de um convênio firmado, vão realizar diversas ações”, comentou Fernando Ronaldo, gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba.

Trazendo a atividade da apicultura para a faixa litorânea as cidades de Lucena, Rio Tinto, Mataraca, Mamanguape, Marcação, Bayeux, João Pessoa e Baia da Traição produzirão a própolis vermelha, produto com alto valor agregado, já que é utilizado em larga escala pela indústria farmacêutica, pois tem atividade antimicrobiana maior que a própolis misturada de outras plantas. O produto é coletado em mangues, de forma natural, o que sugere a implantação dos apiários nesses ambientes em que os produtores possuem suas propriedades próximas.

Dessa forma a atividade se torna um benefício de mão dupla, tanto incrementando e gerando renda para produtores rurais e suas famílias quanto para a manutenção dos mangues, já que é o espaço utilizado para a coleta da própolis vermelha. A atividade também conta com vários benefícios na aplicação já que exige pouca mão-de-obra, garantia de retorno econômico, e o que é melhor, não atrapalha outras atividades executadas na propriedade.

Para capacitar os produtores dentro da filosofia da conscientização ambiental e comprometidos com a preservação dos mangues, o projeto ‘Viva o Mangue Vivo’ promoverá uma série de capacitações com técnicos e consultores das instituições engajadas com a abordagem desde a exploração apícola básica até o processamento da própolis. Outras consultorias tratarão da exploração das vias de crédito bancários, programas do governo e oportunidade de negócios.

No Sertão e Curimataú- Devido às condições climáticas e da vegetação a apicultura na Paraíba vem sendo bem desenvolvida em municípios do Alto Sertão e Curimataú, através do projeto Apicultura Integrada e Sustentável (Apis), do Sebrae Paraíba. O projeto atinge a média de 23 toneladas produzidas ao ano, segundo dados de 2008. A atividade atrai produtores de mais de 22 cidades que hoje já se beneficiam com a comercialização do mel, dentro e fora do estado, injetando quase R$ 150 mil a cada ano na economia local.

O Apis está conseguindo atingir a meta de aumentar vendas, procura e mercado em mais de 20% ao ano. Em três anos de existência, o projeto cresceu de acordo com resultados sólidos através do aumento e ampliação do mercado, da diversidade dos produtos e principalmente com o fortalecimento do associativismo. "Os produtores precisavam desse impulso. A cada novo programa que iniciamos em Araruna ou qualquer outra cidade do Curimataú, aumenta a procura dos que querem aderir à apicultura", disse o gerente do Sebrae em Araruna, Diógenes Vasconcelos.

Programação-
8h30- Apresentação do programa
9h- Investimento, Rentabilidade apícola sustentável, oportunidade de negócios
9h40- A importância da apicultura para o homem e o meio ambiente
10h30- Produção de própolis vermelha: rentabilidade sustentável e oportunidades de negócios
11h35- Debates
13h- Certificação da produção de própolis
14h- Produção de mudas (melíferas)
15h30- Processamento da cera, própolis e pólen
16h- Visita a exposição de produtos, materiais e equipamentos

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024