Categorias: Economia

Senado quer chamar 1,1 mil concursados em dois anos

PUBLICIDADE

A comissão especial que elabora a proposta de realização de concurso público para o Senado confirmou que está em fase de preparação para o lançamento de nova seleção até o início de 2011. Um dos motivos alegados pelo órgão é que, no último certame, em 2008, vários cargos não foram contemplados, o que gerou uma demanda acumulada por servidores. O número expressivo de pessoas no limiar da aposentadoria também preocupa o órgão. A previsão é contratar profissionais nos níveis médio e superior, com salários que variam de R$ 8,7 mil a R$ 16,6 mil.

Bruno Dantas, presidente da comissão responsável pela elaboração de concursos do Senado, calcula que cerca de 1,1 mil servidores da casa se aposentarão nos próximos dois anos. A expectativa é oferecer, inicialmente, 250 vagas e preencher as demais com uso do cadastro reserva. Dantas explica ainda que a última seleção deixou de fora alguns cargos, como consultores legislativos, dentistas e engenheiros, por exemplo. Por hora, a equipe trabalha no levantamento dos postos a serem contemplados e deve apresentar o estudo em outubro à Mesa Diretora do Senado.

Nos cursinhos preparatórios, a expectativa é grande. Gabriel Dezen, professor do Vestcon e autor de livros na área de concursos, revela que a procura pelas turmas específicas é alta entre os estudantes. Como o edital ainda não foi publicado, a estratégia é se basear no que foi cobrado na seleção mais recente. As disciplinas mais prováveis de ser cobradas são direito constitucional, direito administrativo, português, informática e regimento interno do Senado.

“É preciso estar atento, contudo, pois há grande possibilidade de mudança em relação à empresa organizadora”, destaca Dezen. A troca de empresa seria motivada, segundo ele, por problemas relacionados ao edital e à formulação das perguntas das provas aplicadas em 2008, cuja organização foi da Fundação Getulio Vargas (FGV).

SLU
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei nº 1.665/2010, que reestrutura as carreiras do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e garante a ocupação de cargos comissionados por servidores de carreira. No total, foram criadas 230 funções. Dessas, 190 serão preenchidas por servidores da autarquia. “O projeto não onera o governo com a criação dessas funções gratificadas de limpeza urbana. Pelo contrário, houve um decréscimo na folha de pagamento”, garantiu o diretor-geral do SLU, Alexandre Gonçalves. Segundo ele, essa é uma aspiração antiga dos servidores do órgão.

Dessa forma, todas as funções que se referem às atividades-fim do SLU, como coleta, triagem, transporte, tratamento e destinação final do lixo deverão ser executadas, obrigatoriamente, por servidores concursados e os atuais comissionados terão de ser substituídos. Ainda não há previsão de quando ocorrerão concursos para o órgão.

Correio Braziliense

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26)…

26 de dezembro de 2024

TRAGÉDIA: grave acidente entre dois veículos na PB-214 deixa um morto e sete feridos no dia de Natal

Na noite dessa quarta-feira (25), dia de Natal, um grave acidente foi registrado na rodovia…

26 de dezembro de 2024

Virada do ano em Cabedelo terá shows nas praias de Intermares e Formosa

A virada do ano em Cabedelo acontece, mais uma vez, nas duas principais praias da…

26 de dezembro de 2024

Operação prende suspeito de estupro virtual que ameaçava expor fotos das vítimas na PB

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos…

26 de dezembro de 2024

NA ACADEPOL: Novos policiais recebem armas, munições, coletes e algemas

A Polícia Civil da Paraíba está fazendo, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a entrega de…

26 de dezembro de 2024

Confira quais atrações vão animar o Réveillon 2025 de Conde

A Prefeitura de Conde fechou a programação do Réveillon 2025 da cidade. As apresentações vão…

26 de dezembro de 2024