As biojóias produzidas com escama de peixe, que se tornaram sucesso após o desfile do estilista Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week (SPFW), ganham vitrine exclusiva nesta quinta-feira (18) em João Pessoa. As Sereias da Penha, como é conhecido o grupo de artesãs que confecciona as peças, irão comercializar acessórios como colares, brincos, cintos e prendedores de cabelo em uma loja que vai funcionar na praia de Penha.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues, as artesãs têm uma visão empreendedora e estão buscando estratégias de mercado para posicionar seus produtos. “As mulheres decidiram alugar um ponto e querem comercializar seus produtos na própria comunidade, aproveitando os visitantes que passam por ali tanto para visitação à igreja, missas e procissões, quanto os que agora querem aproveitar as Piscinas da Penha. Esta é uma iniciativa de mulheres de atitude e que buscam o crescimento a cada dia e que não esperam apenas pelos parceiros para crescer”, destacou Marielza.
A analista técnica disse que as instituições parceiras – Sebrae Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e IFPB – continuam apoiando as atividades do grupo. “No momento, em conjunto com as próprias artesãs e de forma compartilhada, democrática e participativa, estamos na etapa de finalização do planejamento estratégico do grupo para os próximos três anos. Um dos encaminhamentos do Planejamento Estratégico do grupo será a formação e legalização da empresa que poderá ser uma associação ou cooperativa”, explicou.
Segundo Marielza Rodrigues, a formalização é um passo importante para o grupo. “A cidadania empresarial é importante para legitimar a comercialização e divulgação dos produtos. O CNPJ permitirá abrir novas frentes de mercado que necessitam de notas fiscais, inclusive para o transporte das peças”, destacou a analista.
A inauguração da loja das Sereias da Penha será nesta quinta-feira (18), às 15h30, na Praça Osvaldo Pessoa, na Praia da Penha. O projeto arquitetônico do empreendimento foi doado pelo arquiteto Jonas Lourenço.
História – O trabalho desenvolvido pelo grupo “Sereias da Penha” é resultado de um projeto sócio ambiental que surgiu na Feira do Empreendedor 2014 em apoio à comunidade no entorno do local do evento. Após a Feira do Empreendedor, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e o IFPB, o projeto se consolidou com adoção de estratégias empreendedoras, como a consultoria com o estilista Ronaldo Fraga.
A consultoria foi realizada em dois momentos. O primeiro, em novembro, para criação de peças com escamas de peixe. No segundo, neste mês de março, a produção envolveu ainda fios de cobre, pérola e crochê. Ao longo deste período, as artesãs criaram peças inovadoras, como bolsas, colares e pulseiras, que contemplam as raízes locais e que têm um forte apelo para o mercado.
No dia 15 de abril, os produtos feitos a partir de escamas de peixe que se transformam em blusas, saias e acessórios como colares, brincos, cintos e prendedores de cabelo foram apresentados na São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, durante o desfile de Ronaldo Fraga.
Para o desfile, batizado de Fúria das Sereias, as artesãs criaram cinco blusas e uma saia totalmente feitas de escamas, além de acessórios, todos desenhados pelo estilista e produzidos em tempo recorde pelas artesãs. O desfile foi intensamente aplaudido pelos presentes ao auditório superlotado. Duas das artesãs, inclusive, participaram como “sereias” do desfile.
Foto: Flávia Canavarro
Ascom
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, respondeu às críticas feitas pelo ex-deputado federal…
Emendas suspensas. A cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, destaca-se como o…
A fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa notificou,…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…
É falso que o Ministério da Fazenda esteja criando uma “taxa ambiental” para carros com…