O Sertão paraibano enfrenta, neste sábado (9), um clima extremamente seco, com a umidade relativa do ar caindo para níveis abaixo de 20%. O fenômeno afetará 19 municípios da região, gerando preocupações com os riscos à saúde e o aumento do risco de incêndios florestais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar nas cidades afetadas deve variar entre 30% e 20%, o que coloca as áreas sob alerta. Além do Sertão Paraibano, o clima seco também impacta outras regiões do Nordeste, incluindo o Sul Cearense, o Vale São-Franciscano da Bahia, o Sudeste Piauiense, entre outros.
Com a umidade do ar tão baixa, o INMET e as autoridades locais emitem alertas para a população, orientando sobre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde. Entre as recomendações estão: a ingestão de líquidos com frequência, a redução do esforço físico durante os períodos de maior calor e a evitacão da exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia.
A umidade relativa do ar é um índice climático que mede a quantidade de vapor d’água presente no ar. Em níveis abaixo de 30%, como o registrado atualmente no Sertão, o corpo humano pode ser mais suscetível a sintomas como ressecamento da pele, irritação nos olhos e vias respiratórias, além de agravamento de condições pré-existentes, como problemas respiratórios e cardíacos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar para a saúde humana é em torno de 60%. Com a redução drástica desse índice, é comum o aumento de casos de desidratação e dificuldades para realizar atividades físicas ao ar livre.
Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A população é orientada a tomar cuidados especiais e ficar atenta aos alertas das autoridades durante este período de clima severo.
Confira cidades afetadas pela baixa umidade
- Bernardino Batista
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Carrapateira
- Conceição
- Diamante
- Ibiara
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- São João do Rio do Peixe
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- Serra Grande
- Triunfo
Redação