Eles chegaram de todas as partes do Brasil e do mundo para aproveitar os blocos de rua e o carnaval na Marquês de Sapucaí. Mais de 50 mil homens vão fazer o patrulhamento na cidade.
No Rio, os cariocas ganharam a companhia de milhares de turistas. Eles vieram de todos os lados. São 730 mil visitantes em uma única semana. No calçadão, nos bares, nas praias, eles estão fazendo a alegria de quem vive de turismo.
“Você tem o público internacional que vem. São estrangeiros, e você também tem uma grande população que vem do Nordeste também, apreciar esse nosso carnaval da Marques de Sapucaí”, explica o gerente de hotel Francisco Ricardo.
A taxa de ocupação dos hotéis está em 94%. É nessa época do ano que o Rio recebe o maior número de turistas nacionais e estrangeiros, mais ainda do que no réveillon, quando a praia de Copacabana fica lotada. Segundo a Riotur, neste carnaval, os turistas vão movimentar muito dinheiro: mais de meio bilhão de dólares, US$ 528 milhões, precisamente.
Só na manhã deste sábado (13), chegaram 44 mil turistas, trazidos em 14 navios, atraídos pela paisagem mostrada em vídeo, que seduziu o inglês Robert Woodward e a paulista Graziella Griecco. Ele conta que até já compraram ingressos para o desfile das escolas de samba.
A polícia militar aumentou a presença nas ruas: serão mais de 50 mil homens fazendo o patrulhamento na cidade.
Os ingleses Adam e Dorin Jones estão adorando o Rio. "Vou dizer aos meus amigos que eles têm que vir aqui: é uma experiência única na vida", conta o turista. Graziella concorda: “Tem que vir pelo menos uma vez para conhecer, porque é uma experiência maravilhosa. É uma das sete maravilhas do mundo", destaca a paulista.
Jornal Nacional