Categorias: Economia

União Europeia proíbe 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango

PUBLICIDADE

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira (19) a proibição de 20 frigoríficos brasilerios de exportar frango para o bloco econômico. O embargo entrará em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada.

"Nós confirmamos que os representantes dos países votaram por unanimidade a favor de deslistar 20 estabelecimentos brasileiros de exportar carne e seus derivados (especialmente frango). A medida proposta pela comissão europeia é relativa a deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário", disse a UE, em comunicado.

A lista com as 20 unidades não foi divulgada pela UE "por razões comerciais". A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os produtores nacionais de aves, informou ao G1 que 9 empresas foram afetadas: 12 frigoríficos da BRF e outras 8 unidades de outras empresas.

Dona das marcas Sadia e Perdigão, a BRF é a maior produtora mundial de frango. O G1 procurou a empresa para comentar e aguarda posicionamento.

Segundo a União Europeia, esses frigoríficos terão que "construir um histórico de conformidade com as normas da UE" para poder ser liberados para voltar a exportar.

 

Impactos no Brasil

 

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a União Europeia é seu principal comprador. O bloco é responsável por 7,5% do frango vendido pelo país ao exterior, em toneladas, e 11% em receita, segundo dados da ABPA.

O vice-presidente de Mercado da ABPA, Ricardo Santin, disse ao G1 que a proibição terá impacto no mercado brasileiro. São esperadas as seguintes consequências:

 

  • Excesso de oferta de frango no Brasil e falta de produto na Europa;
  • Isso levará à queda de preço do frango no Brasil e alta na Europa;
  • Os frigoríficos vão tentar reduzir a produção já que não poderão exportar para a Europa. Muitos deles já deram férias coletivas aos funcionários e poderão demitir trabalhadores.

 

 

Impasse

 

Na terça-feira, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o Brasil vai recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC) contra as restrições à carne brasileira pela União Europeia. Segundo Maggi, a Europa está usando preocupações sanitárias para tomar medidas comerciais contra o Brasil.

Desde a deflagração da operação Carne Fraca, em março do ano passado, a União Europeia reforçou as medidas sanitárias contra o Brasil.

Com a deflagração de uma segunda fase da operação em março deste ano, a UE passou a avaliar a necessidade de novas medidas contra o frango brasileiro. Na ocasião, a BRF foi acusada de fraudar laudos relacionados à presença de salmonela em alimentos para exportação em 4 unidades.

Para mitigar o problema, o próprio governo brasileiro suspendeu provisoriamente a exportação de 10 fábricas da BRF de frango para a Europa. No entanto, o Ministério da Agricultura liberou nesta quarta-feira as unidades para exportar para UE, mesmo admitindo que elas poderiam ser barradas pelo bloco econômico em seguida.

 

G1

 

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025