Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País em um ano, revela IBGE

PUBLICIDADE

O volume de vendas do varejo da Paraíba registrou crescimento de 10% em março, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Os três Estados com maiores altas foram Amapá (14,9%), Bahia (11,1%) e a Paraíba (10%), enquanto o País apresentou alta de 5,7%.

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com alta de 8,2%, acima da média nacional (5,9%). Os maiores crescimentos do País foram Amapá (14,9%), Bahia (11,4%), Mato Grosso do Sul (9,7%), Maranhão (9,2%), Ceará (9,1%) e a Paraíba (8,2%).

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou crescimento de 7,1% no primeiro trimestre, enquanto a média do País ficou em 4,6%. Na comparação de março sobre o mesmo mês do ano passado, a Paraíba cresceu 3,5% no varejo ampliado.

Em relação a março de 2023, os setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram as maiores altas. O setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou o oitavo mês consecutivo de resultado positivo nesta comparação. Outro desempenho favorável é o do grupo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que – por 13 meses consecutivos – registra avanços na mesma comparação.

Ainda no comércio varejista ampliado, o segmento material de construção e o de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo foram os destaques.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF nega afastar Moraes, Dino e Zanin do julgamento da trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira (15) maioria de votos para negar o…

15 de abril de 2025

VLT’s param na Sexta-feira Santa e dia de Tiradentes na Grande João Pessoa

Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT’s) que operam na Grande João Pessoa terão suas atividades…

15 de abril de 2025

Em audiência com ministro da Agricultura, Veneziano encaminha solicitações de investimentos em cidades da PB

O líder da maioria no Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) está em…

15 de abril de 2025

Prefeitura no Cariri lança edital para processo seletivo com quase 100 vagas

A Prefeitura de Taperoá anunciou a realização de processo seletivo para o preenchimento de 92…

15 de abril de 2025

Marcos Henriques condena voto de aplauso aprovado na CMJP para projeto de anistia que tramita no Congresso

Marcos Henriques condena voto de aplauso aprovado na Câmara de João Pessoa para projeto de…

15 de abril de 2025

Chico do Sindicato critica polarização ideológica na Câmara e reclama de falta de produtividade no parlamento municipal

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato (Avante), condenou nesta terça-feira (15), os reflexos…

15 de abril de 2025