Venda de carros usados e seminovos tem aumento de 10% na Paraíba e especialista dá dicas para fugir dos juros altos

PUBLICIDADE

Assim como o mercado de carros zero-quilômetro, o segmento de seminovos e usados também vem se recuperando em todo o Brasil e na Paraíba não é diferente. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Revendedores de Veículos do Estado da Paraíba (Sinvep-PB), Fábio Santana, as vendas de veículos usados cresceram na Paraíba 10% em setembro, na comparação a igual mês de 2021.

Porém em relação a agosto, houve queda de 3,7%. No acumulado do ano, há um déficit de 8,7% sobre o ano passado. Em um cenário econômico de inflação alta e taxas de juros ainda maiores, o consumidor tem cautela para adquirir ou trocar de veículo. Para quem se arrisca, ainda há o entrave da escassez do crédito.

Para Fábio Santana, afirma que o mercado está mantendo a média de vendas de anos normais, pré-pandemia. “Em 2021, o desempenho foi muito bom. Como faltou carro zero, muitas pessoas adquiriram modelos seminovos, com até três anos de uso. Os negócios só não estão melhores porque o consumidor está com o pé atrás com a situação política e econômica do país”, disse destacando que a baixa oferta de veículos novos no ano passado elevou os preços e puxou também os valores dos usados. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação dos veículos nos últimos 12 meses, terminados em setembro, foi de 14,77%. O automóvel novo aumentou 13,89% e o usado, 8,8%. A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que serve de parâmetro para as operações de crédito. Com índice de 13,75% ao ano, desde agosto, ela foi elevada por 12 vezes desde março do ano passado, encarecendo os financiamentos.

Em virtude desse cenário, o consumidor que quer comprar um carro pode ter de arcar com taxa de juros de até 4% ao mês. “Tudo depende do perfil do consumidor. Aquele que tem um perfil bom, consegue uma taxa abaixo e 2% ao mês, mas o cliente de risco, quando consegue a aprovação do crédito, vai pagar mais caro por ele”, afirmou Santana.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador em exercício, Adriano Galdino diz que gesto de João Azevêdo reconhece sua contribuição ao governo à frente da ALPB

Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano…

13 de novembro de 2024

A menos de dois anos para eleição, Paraíba tem pelo menos sete nomes citados para disputar governo em 2026

A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…

13 de novembro de 2024

FERIADO: confira o que abre e o que fecha na próxima sexta-feira, dia da Proclamação da República na Paraíba

Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, será celebrado o feriado nacional de Proclamação da República.…

13 de novembro de 2024

Tovar faz coro a Fábio Ramalho e defende que oposição não deixe para última hora escolha do candidato a governador do grupo

Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…

13 de novembro de 2024

Portal especialista em turismo elenca João Pessoa como 2º destino mais barato para viajar no Nordeste

O portal especialista em turismo, Capitalist, fez um levantamento dos cinco destinos mais acessíveis no…

13 de novembro de 2024

CBF divulga calendário de 2025 do futebol brasileiro com novidades

Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário…

13 de novembro de 2024