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Vendas de Natal crescem 13%

Vendas de Natal crescem 13% em relação a 2009

As vendas de Natal nos shoppings do país subiram 13% neste ano contra o mesmo período do ano passado. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (24) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). De acordo com a entidade, no acumulado de janeiro a dezembro, as vendas expandiram 12%.

O segmento que mais cresceu neste ano foi o de perfumaria e cosméticos, com aumento de vendas de 14% sobre 2009, e, durante o período de Natal, com vendas nominais até 17% maiores em relação ao Natal do ano passado. "O Brasil é o segundo país do mundo em consumo desse item, este é um dado muito importante", afirma o presidente da Alshop, Nabil Schyoun.

Outro segmento destacado pela entidade é o de óculos, bijuterias e acessórios, que cresceu 18% no Natal. Já no acumulado, a alta foi de 12%. O segmento que menos cresceu foi o de calçados, mas mesmo assim, a alta em relação a 2009 foi de 9%. Já no período natalino, a expansão chega a 12%.

Os dados foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop com 150 empresas de varejo associadas à entidade, que somam aproximadamente 6,3 mil lojas no país.

De acordo com o presidente da Alshop, com a melhoria na economia brasileira, o desempenho do varejo em 2010 apresentou, desde os primeiros meses, um desenvolvimento sustentável amparado na oferta de crédito, prestações alongadas, redução nas taxas de juros para o consumo, aumento da renda, ampliação do emprego formal e a valorização do real.

Segundo ele, as novas normas do Banco Central que aumentaram o compulsório dos bancos não afetaram as vendas natalinas, mas trarão efeitos a partir de janeiro do ano que vem.

Comércio eletrônico

Neste ano, a Alshop destacou o forte crescimento do comércio eletrônico, especialmente no Natal. Segundo uma avaliação da consultoria E-bit, o segmento deve registrar o faturamento de R$ 2,2 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro deste ano. O volume é 40% superior ao obtido no mesmo período de 2009, com R$ 1,6 bilhões.

" O varejo tem se preocupado bastante com o e-commerce. Há mais de 5 mil lojas virtuais abertas pelos varejistas", diz Nabil Schyoun.

Do G1

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