O mercado automobilístico brasileiro registrou vendas de 3,63 milhões de veículos em 2011, marcando um novo recorde para o setor e superando em 3,4% o volume de 2010. Em dezembro, contudo, as vendas cederam 8,7% em relação ao desempenho de igual período de 2010, totalizando 348,41 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – tanto nacionais, quanto importados.
Na comparação com novembro, quando foram vendidas 321,56 mil unidades, houve crescimento de 8,4%. O recorde de 2011 foi puxado pelas vendas de importados, que cresceram 30% no período, compensando a queda de 2,8% nos emplacamentos de veículos nacionais. Também se destacaram as vendas de utilitários leves, cujo crescimento de 13,8% superou a estabilidade no mercado de carros de passeio.
De acordo com o balanço, a participação dos importados no mercado de veículos respondeu por 23,6% do total vendido no ano passado, acima dos 18,8% de 2010. Em dezembro, a participação dos importados atingiu o pico, com 27% do total vendido no período.
A Anfavea já havia previsto na apresentação dos resultados de novembro um crescimento ao redor de 3,3% em 2011, revisando sua estimativa anterior, que apontava para um avanço de 5%. No mês passado, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 329,19 mil unidades, o que representa uma queda de 8,9% em relação ao mesmo período de 2010.
Na mesma base de comparação, as vendas de caminhões cederam 10,4%, para 15,66 mil unidades, enquanto as de ônibus, na contramão, cresceram 25,1%, para 3,56 mil unidades.
IG