Categorias: Economia

Vendas no comércio crescem 11,5% no semestre, diz IBGE

PUBLICIDADE

O comércio varejista registrou crescimento de 1% no volume de vendas em junho na comparação com o mês de maio, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11) Essa é a segunda alta mensal seguida. No mês anterior, a atividade do varejo teve alta de 1,4%. No acumulado de janeiro a junho, primeiro semestre, as vendas tiveram alta de 11,5%.

Em termos de volume de vendas, o crescimento registrado em junho foi de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo afirmou o IBGE. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 9,3%.

Em junho, cinco das dez atividades pesquisadas pelo instituto apresentaram variações positivas. Vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação tiveram alta de 5,4%, outros artigos de uso pessoal e doméstico registraram aumento de 5,2%, de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 1,5%, tecidos, de vestuário e calçados tiveram elevação de 1% e de móveis e eletrodomésticos subiram 0,6%.

Na contramão, as vendas de veículos e motos, partes e peças ficaram 0,6% menores, artigos farmacêuticos, de médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, -0,9%, de combustíveis e lubrificantes, -1,2%, de livros, jornais, revistas e papelaria, -2,3%, e de material de construção, -3,1%.

Sobre junho de 2009

Na comparação com maio de 2009, na série sem ajuste sazonal, oito atividades do varejo pesquisadas pelo instituto registraram aumento no volume de vendas: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,9%), móveis e eletrodomésticos (17%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,3%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (23,2%), combustíveis e lubrificantes (5,6%), tecidos, vestuário e calçados (4,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).

De acordo com o IBGE, a alta nas vendas do setor de supermercados foi o que mais exerceu contribuição para p crescimento da taxa do varejo (50%). A justificativa para isso é que houve aumento do poder de compra da população e evolução do comportamento dos preços no setor.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024