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Vendas no comércio devem crescer até 15%

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Chuva deve empurrar consumidor para shopping; lojas de rua também preevem expansão

A meteorologia prevê tempo seco no final de semana, mas as pancadas de chuva comuns do verão não estão descartadas para a capital paulista. A instabilidade no tempo, aliada ao pagamento da segunda parcela do 13º salário, deve provocar aumento de até 15% das vendas nos shoppings centers neste final de semana em relação a igual período de 2008. Já o comércio de rua estima um crescimento mais modesto – de 4% a 6%.

A previsão da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) para todo o mês de dezembro é de aumento de 11% nas vendas na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação entre 2008 e 2007, o salto foi de 5,7%. Considerando o fluxo de pessoas, a entidade espera 12% mais consumidores nos shoppings na relação entre este ano e o ano passado.

O economista Marcel Solimeo da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) projeta aumento médio de 6% nas vendas do setor no último final de semana que antecede o natal. Para isso, Solimeo espera que as condições do tempo contribuam para o comércio no sábado e domingo.

– Espero que não caia a chuva das últimas semanas, que costuma travar a cidade e já prejudicou as vendas [do comércio]. Esse aumento [de 6%] nas vendas vai ajudar alguns setores como móveis e eletrodomésticos [que estão com o IPI reduzido], que não vinham com um bom desempenho.

Sem se preocupar com as chuvas, os lojistas dos shoppings estão otimistas e projetam crescimento de até 15% nas vendas do último final de semana antes do Natal na comparação com 2008.

O shopping Central Plaza, na zona leste de São Paulo, estima aumento de 20% do fluxo de consumidores e 15% nas vendas. Entre o sábado e o domingo, o shopping Interlagos, na zona sul, espera comercializar 12% mais produtos que no ano passado e receber quase 280 mil pessoas – em um fim de semana comum, 220 mil consumidores visitam o local.
 

Os horários especiais para esta época do ano e o pagamento do 13º salário são as apostas do setor para atrair o consumidor. O shopping Morumbi, por exemplo, ampliou o horário de atendimento entre os dias 18 e 23 de dezembro. O estabelecimento vai permanecer aberto das 10h às 24h todos os dias. Na véspera do Natal, abre das 10h às 18h.

Embora os conglomerados de lojas tenham a chuva a seu favor, os lojistas das ruas também estão otimistas e devem registrar expansão nas vendas.

Para o diretor da Univinco (União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências), o público vai comparecer em massa à região porque o “consumidor quer sempre a melhor oportunidade e procura benefícios no preço”.

– Apostamos que uma boa fatia dos consumidores deixou as compras para a última hora. Por isso, o aumento das vendas no final de semana deve ficar entre 4% e 6% – se chover ou fizer sol. Quase 1,4 milhão de pessoas deve passar pela região entre o sábado e o domingo [que antecedem o natal].

R7

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