A Paraíba o tempo todo  |

Vice governador Lucas Ribeiro comemora aumento do PIB da Paraíba e destaca trabalho de João Azevedo

Os números são positivos e traduzem o bom momento econômico que a Paraíba atravessa. O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu 10,2%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do Estado subiu oito posições e ficou acima do Brasil e do Nordeste.
A ascensão do PIB paraibano foi comemorada pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que destacou o esforço e o empenho do governador João Azevedo para alavancar a economia e o desenvolvimento do Estado.
Em uma postagem nas redes sociais, Lucas Ribeiro destacou o bom momento vivido pela economia paraibana. E até brincou com o governador pelos números satisfatórios.

“Como é amigo? Isso significa trabalho e dedicação se transformando em mais oportunidades para a nossa gente. É a prova de que estamos no caminho certo para uma Paraíba cada vez melhor. E vem muitas outras conquistas por ai” postou o vice governador.

O governador João Azevedo também comemorou os dados positivos e disse que recebeu os números com satisfação. Ele lembrou que mesmo com a pandemia, conseguiu manter o alto nível de desenvolvimento do Estado, gerando emprego e renda, e impulsionando a economia estadual.


“Mesmo durante um período que teve uma forte influência da pandemia, nós conseguimos manter um alto nível de crescimento que atraiu investimentos, gerando emprego e renda para os paraibanos. É com muita satisfação que recebemos esses números e com a certeza de que é o resultado de um forte planejamento estratégico do governo, pensado com base e evidências, que impactam diretamente no PIB e avaliam a atividade econômica, nos dando a possibilidade de um crescimento ainda maior”, destacou o governador João Azêvedo.

No comparativo com os estados do Nordeste, a Paraíba continuou na 4ª posição, porém a taxa de crescimento aumentou 9,9 pontos percentuais, taxa superior à da região Nordeste (4,3%) e a do Brasil (4,8%).
Segundo o IBGE, no ano analisado, a Paraíba teve um acréscimo de R$ 7,178 bilhões no ano de 2021, ou seja, de 10,2% em relação a 2020. Com isso, continuou sendo a sexta economia do Nordeste.

O crescimento real acumulado na Paraíba no período de 2010 a 2021 foi de 16,7%, apresentando um acréscimo de 6,5 pontos percentuais em relação ao período anterior (2010-2020). O estado ficou acima da taxa de crescimento acumulada da região Nordeste (9,7%) e do Brasil (8,3%).
Com relação ao PIB per capita, a Paraíba alcançou a marca de R$ 19.082 por habitante, em 2021, representando um aumento nominal de 9,7%, contra 2,9%, em 2020, ou seja, um incremento de 6,8%.


O setor de Serviços representou 80,4% e, continua sendo tradicionalmente o que possui maior peso na economia paraibana. Em seguida vem a Indústria, que corresponde a 14,9% e a Agropecuária com 4,7% da economia do estado. O crescimento da Indústria paraibana em 2021 foi acima da média do Nordeste e do Brasil.
A Agropecuária foi o único setor que não cresceu em volume na Paraíba, ficando praticamente estável com variação real igual a -0,5%.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe