Variação acumulada no ano, registrada em dezembro, foi a 6ª maior do país e a mais alta para o estado desde 2012.
O volume de serviços na Paraíba encerrou o ano de 2022 com alta acumulada de 12,1%, a 6ª maior do país e a 2ª do Nordeste, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (10), pelo IBGE. O crescimento ficou acima do registrado na média do Brasil (8,3%) e foi acompanhado pela receita nominal do setor no estado, que teve variação acumulada de 22,1%, ao passo que a média nacional nesse indicador foi de 15,5%.
No cenário geral brasileiro, a variação no volume só ficou atrás das verificadas no Amapá (18,9%); em Alagoas (17,1%); em Tocantins (14,1%); no Mato Grosso (13,8%); e em Roraima (13,1%). Além disso, foi a maior variação acumulada no ano registrada para o estado desde 2012, início da série histórica, tendo como base o mês de dezembro.
Frente a novembro, o volume de serviços paraibano, constatado em dezembro, também teve alta, de 4,4%, a 9ª maior entre todas as unidades da federação. O resultado foi superior à média brasileira (3,1%). Nesse mesmo comparativo, a receita nominal, por sua vez, variou 5,0% e 2,1%, respectivamente.
Já em relação a dezembro de 2021, houve aumento de 13,8%, no volume de serviços, e de 22,4%, na receita de serviços, no ramo no estado. Ambos os indicadores foram maiores que os registrados nacionalmente, de 6% e 11,7%, respectivamente.
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…