Volume do varejo da Paraíba expande e registra o 2º crescimento do País, aponta IBGE

PUBLICIDADE

Com o consumo das famílias aquecido, o volume de vendas do varejo da Paraíba registrou a 2ª maior taxa de crescimento do País no mês de maio. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (11), o comércio varejista expandiu 14,9% em maio, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

Os três estados que mais cresceram em maio e tiveram destaque no cenário nacional no setor foram Amapá (29,4%), Paraíba (14,9%) e Bahia (12,2%), enquanto a média do País apresentou alta de 8,1%.

Nos outros indicadores do comércio, a Paraíba registrou crescimento como é o caso do comparativo de maio sobre abril na série com ajuste sazonal (1%). No período de janeiro a maio, as vendas do varejo paraibano acumulam também taxa positiva de 6,4%, enquanto a do país foi de 5,6%.

No indicador do comércio varejista ampliado – que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba foi destaque também nacional ao apresentar expansão de 18,1% em maio sobre o mesmo mês do ano passado, mantendo no indicador a 2ª maior taxa de crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal. Já a média nacional ficou em 11,7%.

FATORES QUE INFLUENCIARAM ALTA – Para o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, entre os elementos macroeconômicos que influenciaram os resultados do varejo em maio deste ano estão o crescimento da massa de rendimento salarial, o número de pessoas ocupadas e o aumento da concessão de crédito para as pessoas físicas. “São fatores que levam a esse resultado global maior do que o registrado em 2023”, explicou.

Segundo o IBGE, na comparação com maio do ano passado, a alta do varejo foi disseminada por cinco das oito atividades. No lado positivo estão outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; e de tecidos, vestuário e calçados. “Esse crescimento de maio é bem consistente e só se assemelha a fevereiro deste ano. Hiper e supermercados, artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram ganhos mais pronunciados, de dois dígitos, e ajudaram a manter esse ritmo de crescimento mais forte”, avaliou Cristiano Santos.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024