Categorias: Educação

125 socioeducandos da Fundac participam da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

PUBLICIDADE

Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Este foi o principal objetivo das Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas, ao inscrever os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu durante o mês de julho.

A 16ª OBMEP contou com a participação de 125 socioeducandos da Fundac, que realizaram as provas em datas distintas. No Complexo Lar do Garoto, as provas ocorreram nos dias 12, 14 e 16 de julho, e a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Francisca Martiniano da Rocha, contou com a participação de 25 socioeducandos.

Já no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), Centro Educacional do Adolescente (CEA) e Centro Educacional do Jovem (CEJ), as provas iniciaram na quinta-feira (29) e se encerraram nesta sexta-feira (30), e a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha contou com a participação de 100 socioeducandos.

Para Tatiana Pinangé, diretora da ECIS Almirante Saldanha, o intuito de inscrever os alunos na Olimpíada não é apenas despertar o interesse pela matemática, mas também inseri-los e socializá-los a eventos e competições nacionais de cunho educacional. “Participar desses eventos, contribuem para o resgate da autoestima dos nossos estudantes, bem como desperta neles a importância da educação para o seu desenvolvimento no processo de ressocialização”, disse.

A gestora da ECIS Almirante Saldanha lembrou que todos os anos a Escola prepara e inscreve os socioeducandos da Fundac para a OBMEP. “Cada ano que passa percebemos o esforço e dedicação conjunto de professores e alunos que dedicam os dias que antecedem a olimpíada, aos aulões, simulados e estudos dirigidos”, enfatizou.

De acordo com Hilka Cristiane Pereira Macieira, coordenadora pedagógica do CEJ, os jovens que compareceram à avaliação da OBMEP se mostraram atentos ao processo e motivados a realizar com excelência o exame. “Pudemos comprovar tal dedicação através do tempo de prova (os estudantes utilizaram as 4h destinadas à execução), da concentração e do empenho. A expectativa para seguir na segunda etapa é compartilhada entre alunos e professores. Seguimos acreditando no sucesso e torcendo para que mais uma meta seja atingida”, comentou.

“No CEA, durante o nosso primeiro dia de avaliação da Olimpíada, não atingimos a meta de 100% dos estudantes, porque dois alunos foram transferidos para o CSE. No entanto, aqueles que compareceram estavam tranquilos e atentos às informações dos professores de apoio sobre o processo”, observou Paulo Henrique, coordenador pedagógico da Unidade, lembrando que um dos estudantes já participou de uma edição passada da OBMEP, e isso os deixam esperançosos para um bom resultado e para a segunda etapa.

Segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac, a proposta da diretoria técnica, através do eixo Educação, junto à Escola Cidadã Integral Socioeducativa, é intensificar essas experiências educativas que os alunos teriam em meio aberto, o que nada impede que tenham durante a privação de liberdade, que os deixam extremamente ansiosos por resultados.

“Esses momentos têm sido utilizados de forma positiva, para mostrar aos socioeducandos que existem outros meios e oportunidades para que eles possam reescrever um projeto de vida, mas também para incentivar e mostrar que tem conhecimentos que eles não detêm e são importantes para a retomada da vida social, após a progressão da medida”, concluiu Rafael.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024