Dado foi divulgado pela pesquisa Excelência com Equidade no Ensino Médio, da Fundação Lemman
O estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes para dar um suporte efetivo às escolas”, realizado pela Fundação Lemman, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), e Instituto Unibanco, apontou que em todo o Brasil apenas 2% das escolas públicas de ensino médio possuem condições necessárias para a promoção de um aprendizado satisfatório.
As boas práticas, quando acontecem, ainda de acordo com a pesquisa, ocorrem de modo isolado ou ainda dependem professores e diretores capazes de fazer a diferença em cada instituição. E foi graças a docentes e projetos que apostam no aluno que a assistente social e Mestranda da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gabriela de Gardênia, teve uma vivência positiva em sua trajetória escolar.
Ex-aluna da Escola Estadual Ypiranga, em Salvador, onde estudou o Ensino Médio, Gabriela conta que o sucesso dos seus estudos teve base no apoio que o corpo docente da escola proporcionou. “Eu venho de escola pública, tive duas experiências no ensino fundamental em colégio particular. Quando entrei no Ypiranga, percebi que existia uma dedicação enorme das professoras e dos professores para que repercutissem na vida dos alunos para além do muro da escola”, destaca.
Para Gabriela, o acolhimento que ela recebeu na escola foi tão importante quanto o conteúdo escolar. “Eu criei esse laço afetivo com a escola e acho que isso é fundamental pra educação do jovem e adolescente. Se você chega na escola e não é acolhido, você não vai se sentir pertencente àquele espaço, você vai querer sair e o Ypiranga foi tão bom na minha vida que eu sempre tenho as portas abertas, lá, pra voltar. Inclusive, fui chamada pra voltar na escola pra dar aula de teatro”, enfatiza.
O levantamento de Equidade no Ensino Médio aponta, ainda, que entre as melhores escolas entrevistadas 82% são de período integral. A pesquisa foi feita com as instituições que atendem a alunos de baixa renda e divulgada na última quinta-feira (26). De acordo com o estudo, entre as 5.042 unidades de ensino apenas 100 apresentaram resultados satisfatórios.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil