Categorias: Educação

Aprovados paraninfos do período 2017.1 da UEPB

PUBLICIDADE

Em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 1º de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade a proposta de escolha dos paraninfos das turmas concluintes do período letivo 2017/1 dos câmpus I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII da Instituição. A reunião foi presidida pelo reitor Rangel Junior e acompanhada pelo vice-reitor Flávio Romero Guimarães.

Os nomes aprovados como paraninfos das turnas dos oito Câmpus da UEPB foram encaminhados pelos próprios departamentos e direções de centros após consulta a comunidade universitária. A paraninfa geral do Câmpus de Campina Grande será a professora Maura Pires Ramos. Formada pela antiga Universidade Regional do Nordeste (Urne), transformada em UEPB, a docente foi a criadora da Escola Pequeno Príncipe, tendo sido autora de um histórico e revolucionário projeto pedagógico desenvolvido em Campina Grande nos anos 70. Ela também foi perseguida e torturada durante a Ditadura Militar.

O reitor Rangel Junior justificou a escolha pela paraninfa do Câmpus I observando que, nos últimos anos, a UEPB estabeleceu um padrão que contempla uma professora ou professor da comunidade universitária em um semestre e, no outro, opta por uma pessoa fora da Universidade mas identificado com a cultura, a educação ou as artes. A cerimônia de Colação de Grau em Campina Grande será realizada no dia 23 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física, em Bodocongó. O Câmpus I envolve os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Já as turmas concluintes do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), no Câmpus de Lagoa Seca, terão como paraninfo geral o senhor Pedro Dantas Fernandes. O Centro de Humanidades, no Câmpus de Guarabira, terá como paraninfa,a senhora Lutelcia de Paiva Teixeira Fernandes. O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), no Câmpus de Catolé do Rocha, terá como paraninfa a professora Vaneide Lima Silva, eleita recentemente diretora do Centro. Por sua vez, o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus de João Pessoa, terá como paraninfo o professor Ênio Wocyli Dantas.

No Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus de Monteiro, a escolhida como paraninfo geral foi a professora Ana Emília Victor Barbosa Coutinho. No Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) Câmpus de Patos, o paraninfo será o professor Arlandson Matheus Silva Oliveira. Já o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), no Câmpus de Araruna, terá como paraninfo geral o professor Marinaldo dos Santos Júnior.

Outras resoluções

O Consuni também aprovou a proposta de criação do Programa de Incubação de Empresas da UEPB, que visa estimular o empreendedorismo na Universidade. O programa deve funcionar em consonância com o Plano Institucional de Inovação da Instituição. Também foi aprovada a proposta de criação da Política de Inovação da UEPB, que segue as determinações da legislação nacional e está em sintonia com o que prevê a Constituição Federal. A professora Jacqueline Echeveria, relatora da proposta, ressaltou que a inovação se faz importante para ampliar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico, não sendo um privilégio dos cursos de pós-graduação e devendo envolver os cursos de graduação.

O reitor Rangel Junior destacou que a UEPB tem travado algumas discussões no sentido de oferecer na Instituição não apenas suportes a iniciativas empreendedoras, mas também alternativas de formação e qualificação para os estudantes que, ao longo da graduação, demonstrem interesse ou vocação para empreendedorismo. O incentivo às empresas juniores, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC/UEPB),  faz parte dessa política.

Rangel destacou que, mais do que garantir a formação do estudante, a UEPB pode ir além de sua missão, oferecendo suporte ao futuro profissional na sua vida pós Universidade. “Isso é importante e nós temos algumas reflexões sobre isso. Devemos encaminhar algumas propostas em um futuro breve”, observou.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil prende no Valentina, em JP, suspeito de roubar várias motos em Solânea e região

Em uma operação conjunta entre equipes da 21ª Delegacia Seccional de Solânea, a Delegacia de…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define Conselho

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025

Venezuela: Nicolás Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição

Em meio às pressões externas e internas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve assumir,…

10 de janeiro de 2025

Inflação oficial do país em 2024 fecha em 4,83%, acima do limite da meta estipulada pelo governo

Com o resultado de 0,52% em dezembro, a inflação oficial do país fechou 2024 em…

10 de janeiro de 2025

OPERAÇÃO VERÃO: Polícia Civil terá atendimento 24h aos finas de semana em Cabedelo, Jacumã e Manaíra

Com o aumento do fluxo de turistas e eventos durante os meses de janeiro e…

10 de janeiro de 2025

Idoso de Sapé morre após veículo que conduzia colidir frontalmente com caminhão na BR-412, em Serra Branca

Na manhã desta sexta-feira (10), um grave acidente na BR-412, no km 97, em Serra…

10 de janeiro de 2025