Governança pública, transparência e controle social estão norteando as discussões do 60º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que teve início na noite desta quarta-feira, 31 de maio, em solenidade realizada no Auditório da Justiça Federal, em Campina Grande. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a anfitriã do evento que está reunindo gestores das 45 universidades públicas associadas a ABRUEM.
Durante a abertura oficial, o professor Aldo Nelson Bona, presidente da ABRUEM e reitor da Unicentro, ressaltou que o tema do evento foi discutido conjuntamente entre a diretoria da Associação e a direção da UEPB, sendo escolhido por ser bastante atual. “Estamos tratando de um assunto que, embora antigo, é muito atual, principalmente pelo momento vivenciado pelo país, que aponta a necessidade de discutir o papel das universidades em um sentido muito mais amplo do que a tradicional gestão. Nossas universidades têm o papel de serem um farol e estarem sempre a frente do seu tempo, então temas como esse não podem passar desapercebido”, destacou.
Conforme Aldo Bona, as abordagens do Fórum envolvem desde a questão das redes de informática das instituições, para o pleno acesso às informações de boa qualidade, até discussões sobre as gestões de pesquisa, graduação, extensão e troca de experiências para que as universidades compartilhem ações exitosas e influenciem as demais.
O reitor Rangel Junior enfatizou que a ABRUEM, a cada semestre, utiliza o Fórum para analisar a conjuntura das universidades e frisou que a escolha da temática tem tudo a ver também com o momento político pelo qual o Brasil passa. “A intenção é abrir o debate sobre controle social e a importância de trabalhar instrumentos de transparência pública nas universidades, porque o que buscamos é ampliar a democracia nas universidades, que são espaço social e fundamental da sociedade como um todo. Queremos contaminar a sociedade de boas práticas públicas de gestão, para que as universidades que desenvolvem práticas exitosas e destacadas disseminem suas experiências”, disse.
Rangel salientou que a UEPB consegue se destacar pela prática de transparência que executa e a meta é trabalhar cada vez mais para ampliar a transparência como instrumento de gestão permanente. “A transparência é uma prioridade na Universidade Estadual da Paraíba, principalmente porque entendemos que ela não deve ser esporádica em uma instituição pública, mas sim cotidiana e efetiva”, destacou o reitor.
O vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães, frisou que “é fundamental um evento como esse Fórum, sobretudo em um momento como o que a UEPB e tantas outras universidades passam, de dificuldades de ordem financeira e também de relacionamento com os poderes públicos que as mantém. Então, transparência e governança pública se colocam como prioridade para qualquer gestor que lida com recursos vindos de impostos pagos pela sociedade. O Fórum também serve pra refletir sobre o momento pelo qual passa o país, de crise ética e política, porque as universidades, como formadora de cidadãos críticos, precisam estar atentas ao debate, porque as universidades se ressentem da crise que afeta todo o país”.
As atividades do Fórum envolvem palestras, debates, relatos de experiência e a Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM. O evento prossegue até sábado, 3 de junho, e os interessados também podem acompanhar todas as discussões pelo Canal Rede UEPB, gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, que está transmitindo ao vivo todas as atividades do 60º Fórum da ABRUEM.
Além dos professores Aldo Bona, Rangel Junior e Flávio Romero, compuseram a mesa da abertura oficial do Fórum a professora Adélia Maria Carvalho, vice-presidente da ABRUEM; André Agra, secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, representando o prefeito Romero Rodrigues; Marcos Procópio, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande; e o professor Benimar Alencar, representando o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões.
Ao final da solenidade, o presidente da ABRUEM, Aldo Bona, homenageou o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, com a entrega de placa alusiva ao evento, e Rangel Junior entregou ao professor Aldo Bona o troféu comemorativo dos 50 anos da Universidade Estadual da Paraíba. Em seguida, houve a entrega da medalha e do diploma de associado honorário da ABRUEM aos reitores que concluíram seus mandatos na ABRUEM, conforme previsto no art. 5º, parágrafo 3º do Estatuto da Associação.
Redação com assessoria