Estudantes poderão realizar parte do curso em universidade do exterior
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece até 1.400 bolsas de doutorado-sanduíche para estudantes de pós-graduação interessados em estudar fora do Brasil. As vagas foram divulgadas no Diário oficial da União desta sexta-feira (9).
As oportunidades fazem parte do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) e são destinadas a doutorandos de programas de pós-graduação (PPG) com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da CAPES de 2017.
Doutorado-sanduíche no exterior O Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
As instituições de ensino superior terão até o dia 12 de março de 2021 para selecionar seus candidatos.
Os aprovados nessa fase farão a inscrição pelo SICAPES, de 15/3 a 01/4, e deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira. A previsão é de que todo o processo seletivo dure até 1º de junho. Assim, as atividades no exterior terão início entre julho e setembro de 2021.
Benefícios da bolsa de doutorado
O edital financiará até 1.400 bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche, com duração de, no mínimo, quatro meses e, no máximo, seis meses. A CAPES será responsável pelo apoio financeiro aos bolsistas dos seguintes benefícios:
I – mensalidade;
II – auxílio deslocamento;
III – auxílio instalação;
IV – auxílio seguro-saúde;
Também serão oferecidas bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior.
* Com informações do CCS/CAPES
Fonte: Agência Educa Mais Brasil