Categorias: Educação

CGU aponta pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia e recomenda ressarcimento de mais de R$ 10,7 milhões

PUBLICIDADE

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de pagamentos indevidos realizados a servidores de instituições de ensino superior da Paraíba durante a pandemia de Covid-19. O relatório da CGU aponta que as universidades e o instituto federais da região, incluindo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), realizaram pagamentos que somam mais de R$ 10,7 milhões em auxílios e adicionais.

Os valores questionados se referem a benefícios como auxílio-transporte, adicional noturno, insalubridade e periculosidade. A auditoria destaca que esses pagamentos foram feitos sem a devida justificativa, uma vez que, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, a maioria dos servidores desempenhava suas funções remotamente. Além disso, as normas internas das instituições proibiam o pagamento desses benefícios, exceto para profissionais diretamente envolvidos no enfrentamento da crise sanitária, como médicos e enfermeiros.

O relatório da CGU recomenda que as instituições envolvidas promovam o ressarcimento dos valores indevidamente pagos, com o objetivo de devolver os recursos aos cofres públicos. A auditoria alerta que o prazo prescricional para a devolução dos recursos referentes ao ano de 2020 se encerra em março de 2025, e a falta de providências dentro deste período pode acarretar responsabilizações para os responsáveis pelos pagamentos irregulares.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025

NEPOTISMO: MPPB recomenda que prefeito de cidade paraibana exonere dois sobrinhos e dá prazo de 30 dias para cumprimento

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas, a exoneração…

15 de janeiro de 2025