Colégios tradicionais estão entre os 10 com melhor ensino da Paraíba; Pio X e João XXIII são destaque
Algumas há quase cem anos presentes em terras paraibanas, as escolas tradicionais de ensino de João Pessoa provaram mais uma vez porque se mantêm “vivas”, mesmo em meio a tantos “atrativos” oferecidos pelas instituições mais modernas, postados insistentemente na mídia.
Como se não bastasse figurarem entre as 10 do Estado com melhor desempenho no Enem, segundo levantamento do MEC, os colégios João XXII, Pio X e Lourdinas despontam à frente inclusive de grandes franquias de ensino, como o GEO, e até do Instituto Federal de Educação (IFET).
Apesar do constante “bombardeio” publicitário promovido por muitas escolas da Capital (insistindo no slogan de “campeã de aprovação no vestibular”), as escolas tradicionais de João Pessoa tiraram notas superiores à média nacional do Enem (inclusive maiores que a meta estipulada pelo Governo Federal para o futuro).
Procurando explicações para tão expressivo resultado, nos deparamos com a filosofia pedagógica dessas instituições como um possível “trunfo”. O Pio X, por exemplo, apostando no lema “educando para vida”, busca convencer os pais que seu filhos podem ser mais que bons profissionais, mas grandes homens no futuro. Parece que o compromisso vem dando certo: o próprio governador do Estado já foi aluno do Pio X. Outra celebridade educada pelos maristas, desta vez na Bahia, foi a cantora Daniela Mercury.
Confira o ranking nacional
(Para ter acesso às informações da Paraíba, clique no desenho do Estado)
Luis Alberto Guedes
PB Agora
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…
A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 22 e…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo segue, durante todo…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…
Os vereadores de Bayeux decidiram, por unanimidade, rejeitar o projeto que instituía uma verba indenizatória…