Categorias: Educação

Compec divulga nesta segunda-feira resultado do PSCT-2013 do IFPB

PUBLICIDADE

 A Comissão Permanente dos Concursos Públicos (Compec) do IFPB divulga nesta segunda-feira (4) no período da tarde o resultado do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos – PSCT 2013. As provas foram realizadas no dia 23 de dezembro do ano passado. O PSCT registrou 14.020 inscrições para os cursos presenciais e 1.847 para a modalidade EAD.

 

O IFPB oferece no total 3.174 vagas distribuídas em 61 cursos, em Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel. Na modalidade subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais. Para o Técnico Integrado, voltado para quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, são 1.246 vagas. Para a EAD, são 400 vagas no curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho.
Os cursos são Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária, Agroindústria e Segurança do Trabalho.

 

Esse PSCT foi o primeiro em que o IFPB adotou as novas cotas para pretos, pardos e indígenas e também segundo critérios de renda social. Essas cotas estão dentro da reserva para egressos da rede pública. A instituição reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência. Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

 

 

Novidades
A pré-matrícula para os aprovados na primeira chamada do PSCT-2013 do Instituto Federal será realizada no período de 6 a 8 de fevereiro. O edital de matrículas será divulgado concomitante com o resultado do Processo Seletivo. O Diretor de Educação Profissional do IFPB, Walmeran Trindade, lembra que os candidatos devem estar atentos a documentação exigida. “Os candidatos da ampla concorrência terão que apresentar uma documentação básica. Para quem optou pelo ingresso por meio das cotas será preciso apresentar também uma documentação específica” disse.

 

O processo de matrículas também apresenta novidades este ano. O calendário será unificado em todos os Campi e obedecerá o período de 6 de fevereiro a 6 de março. O cronograma abrange pré-matrícula, análise da documentação, confirmação da matrícula, prazo para interpor recursos, análise dos recursos e resultado.

 

 

Cursos mais concorridos
A maior concorrência no Ensino Médio Integrado ao Técnico foi registrada no curso de Edificações (tarde) no Campus João Pessoa, com 19,73 candidatos disputando uma vaga. Em seguida, vem o curso de Controle Ambiental, também do Campus da Capital com 14,65 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, está o curso de Petróleo e Gás de Campina Grande com 11,08 por vaga.

 

No ensino subsequente, a maior concorrência é no Campus João Pessoa, no curso de Edificações, com 12,30 candidatos por vaga. O pólo que registrou a maior concorrência por vaga para o curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho da EAD foi o de João Pessoa com 8,96 candidatos.

 

 

Ascom do IFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024