A Paraíba o tempo todo  |

Concursos: Êxito no teste psicotécnico exige raciocínio lógico, afirma psicóloga

A etapa dos testes psicotécnicos nos concursos públicos, também chamada de avaliação psicológica, sempre traz muita dúvida aos candidatos. Nos próximos dias 19 e 20, os candidatos aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Militar do Estado da Paraíba estarão sendo testados. O exame psicotécnico consiste na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais e da personalidade explica a psicóloga Danielle Azevedo.

 

A especialista alerta que o candidato fique sempre muito relaxado, tenha uma boa note de sono, uma alimentação saudável. “Não existe uma fórmula mágica para esse tipo de avaliação, é uma sequência que envolve raciocínio lógico, atenção concentrada, algumas aptidões específicas, exames de inteligência e de personalidade”, ensina.

 

“No teste psicotécnico sugerimos que o candidato fique sempre muito relaxado, tenha uma boa note de sono, uma alimentação saudável. Não existe uma fórmula mágica para esse tipo de avaliação, é uma sequência que envolve raciocínio lógico, atenção concentrada, algumas aptidões específicas, exames de inteligência e de personalidade.

 

Algumas pessoas treinam em decorrência do que já viram no Detran, por exemplo, com aquele famoso teste dos palitinhos, que na verdade é um teste palográfico”, ensina a psicóloga. E ressalta que os candidatos estudam como podem fazer os traços, mas resultado nunca vai fugir da legitimidade para os candidatos. Às vezes uma boa equipe que está conduzindo auxilia o candidato a relaxar, talvez com uma dinâmica antes da aplicação e isso ajuda muito.

 

“O exercício de respiração antes de iniciar o teste é adequado se o candidato estiver muito tenso. É o momento de prestar atenção aos detalhes, de tentar responder as perguntas com mais clareza e sinceridade possível, sendo fiel a ele mesmo”, explica a psicóloga.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe