Conferência magna amplia debate sobre inovação na gestão pública e cidades inteligentes e sustentáveis

PUBLICIDADE

Uma universidade viva, pulsante e que respira cultura. Com esse sentimento foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (7), o 4º Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba. A abertura, feita pela reitora da Instituição, a professora Celia Regina, aconteceu em um espaço montado para o evento, no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I, em Campina Grande.

A conferência de abertura, realizada em conexão com o tema central do evento, que é a Agenda 2030, abordou a questão da inovação na gestão pública e as cidades inteligentes e sustentáveis, tendo sido proferida pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB) e coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE, André Agra.

Antes da conferência magna, a reitora Celia Regina deu as boas-vindas aos(as) participantes e declarou oficialmente aberto o 4º Congresso Universitário da UEPB. A cerimônia contou com a presença, além da reitora, da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, da coordenadora-geral do Congresso e pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; pró-reitores(as), diretores(as) de Centro, chefes de Departamentos, coordenadores(as) de curso, pesquisadores(as), estudantes e técnicos.

Celia Regina enfatizou que a realização da 4ª edição do Congresso Universitário é o sonho de todos os que fazem a Instituição, trazendo a maioria das atividades acadêmicas para este momento. Ela lembrou que a Universidade realiza atividades o ano inteiro, mas no Congresso, mostra-se viva, pulsante, visto que apresenta os projetos que desenvolvem e se aproximam da comunidade.

Após a abertura oficial, as atenções se voltaram para a conferência “Inovação na Gestão Pública e as Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, ministrada por André Agra. A atividade foi mediada pela professora e pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Nádja Oliveira, que também fez a apresentação do conferencista.

André Agra iniciou a sua conferência lembrando que o mundo atual está vivendo o que chamou de quarta revolução industrial, com grandes invenções científicas e tecnológicas que impactam diretamente na vida das pessoas. Ao explicar a relação entre gestão pública, inovação, sustentabilidade e cidade inteligente, ele destacou o mundo vive um momento de evolução tecnológica e de compulsão conhecida como tecnologia 4.0, mas em outro extremo, muitas cidades convivem com problemas instigantes e preocupantes, como, por exemplo, o cenário de urgência climática.

“E as cidades precisam estar preparadas para serem resilientes e também conseguirem prosperar, conseguir gerar renda e emprego, conseguir prestar um serviço público melhor, que é inclusive uma exigência cada vez maior da sociedade”, explicou. A sociedade, conforme destacou o conferencista, exige cada vez mais de todos os atores públicos e nesse campo, é que entra essa perspectiva das instituições e governos começarem a pensar por meio de conceitos de cidades inteligentes e sustentáveis, utilizando inovação tecnológica.

Para ele, é preciso inovar também e fazer a gestão pública ser uma gestão de ponta, qualificada, preparada. No entendimento de André Agra, é fundamental a resposta à complexidade desses problemas, o que exige dedicação, estudo e, inclusive, um apoio fundamental da universidade. Por isso, a união das instituições de controle, o poder executivo, a academia e a sociedade civil é capaz de provocar transformações.

Com a temática “Inovação e Transformação: a agenda 2030”, mais de 8 mil inscritos e 38 eventos com foco na Agenda 2030, o 4º Congresso Universitário da UEPB está sendo realizado de forma descentralizada e nos formatos presencial, remoto e híbrido com atividades em diversos espaços da UEPB. Até esta sexta (8), os(as) participantes inscritos(as) no evento terão acesso à palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, exposições, feiras de produções, conferências e apresentações culturais e de trabalhos científicos e acadêmicos, alicerçados no Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura.

Redação com Codecom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024

Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas diversas secretarias, está apoiando e realizando…

23 de novembro de 2024

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Prefeitos paraibanos agradecem a Veneziano destinação de recursos para habitação: “Eita cabeludo para trabalhar”

Prefeitos de várias regiões da Paraíba tem utilizado suas redes sociais para agradecer ao Senador…

23 de novembro de 2024