Foi divulgado ontem (04), os locais os candidatos que irão realizar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem acessar e imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição. Para conferir basta acessar na Página do Participante do Enem do Enem, e para visualizá-lo, o candidato deve acessar o Gov.br, portal único de serviços digitais do governo federal, utilizando o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada.
No cartão de confirmação estão informações essenciais, como data, horário e local de prova, além de outros dados importantes para o bom andamento do exame. A reaplicação das provas ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, terça e quarta-feira, respectivamente. Apenas os candidatos que faltaram às provas realizadas nos dias originais do Enem, e que tiveram seus pedidos de reaplicação deferidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terão direito à reaplicação.
Segundo o edital, a reaplicação é destinada exclusivamente aos participantes que não puderam realizar o Enem devido a problemas logísticos ou por estarem infectados por doenças contagiosas. Os candidatos que faltaram por outros motivos serão considerados ausentes e terão suas notas apenas para autoavaliação.
As provas da reaplicação do Enem 2024 seguirão o mesmo formato da aplicação regular, com 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. No primeiro dia, 10 de dezembro, os participantes farão a prova de redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Já no dia 11 de dezembro, as provas serão de ciências da natureza e matemática.
É importante destacar que, para a reaplicação, as questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes daqueles aplicados na versão regular do Enem, garantindo a equidade na concorrência entre os participantes.
Em relação aos recursos de acessibilidade, o Inep informou que, apesar de não serem fornecidos os equipamentos de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão digital de pessoas com deficiência visual na reaplicação, será disponibilizado tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura.
Além da reaplicação, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) também será realizado nos mesmos dias, com provas aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas.
As notas finais do Enem 2024, tanto da aplicação regular, quanto da reaplicação e do Enem PPL, serão divulgadas no dia 13 de janeiro de 2025.
Redação