Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (3), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu que o retorno das aulas presenciais teóricas de todos os cursos da Instituição serão retomadas no dia 25 de abril. A reunião foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelos canais oficiais da UEPB, com pauta inicial sobre a Homologação da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/001/2022, editada ad referendum.
O documento adiava para o dia 14 de fevereiro o retorno das aulas teóricas presenciais, em continuidade ao semestre 2021.2, para os cursos cujos estudantes se manifestaram favoráveis, conforme consulta institucional realizada em 2021, com relatoria do conselheiro Eli Brandão, na reunião representado pela professora Vagda Gutemberg, pró-reitora adjunta de Graduação.
O encontro oficial foi presidido pela reitora Célia Regina Diniz, com participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca; de representantes da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); e da presidente do Comitê de Contingência e Crise Covid-19 da UEPB, professora Nadja Oliveira; além dos demais conselheiros. A professora Vagda Gutemberg leu a relatoria do processo, que adiava o retorno das aulas teóricas presenciais dos cursos de Odontologia (câmpus I e VIII); Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Psicologia (Câmpus I); Agronomia, Ciências Agrarias, Curso Técnico em Agropecuária (Câmpus IV) e Engenharia Civil (Câmpus VIII), do dia 1º de fevereiro, para o dia 14 do mesmo mês. Os demais cursos já tinham retorno marcado para abril.
A motivação da homologação se deu pelo aumento expressivo do número de casos de contaminação por Covid-19 no Estado, por demandas das Coordenações dos cursos e ponderações do Comitê de Contingência e Crise. A reitora Célia Regina reiterou que a UEPB segue suprindo as demandas necessárias para os protocolos de biossegurança, reforçou a preocupação com os alunos que necessitam de um posicionamento para seu deslocamento aos locais de aula e, ao mesmo tempo, salientou preocupação com o alto nível de transmissibilidade da variante Ômicron do Coronavírus, que ainda se mantém sob determinado controle graças à cobertura vacinal.
Após discussão dos conselheiros, que manifestaram a vontade de retorno às aulas e também preocupação com o aumento dos casos de transmissão e óbito por Covid-19, a homologação do parecer ad referendum recebeu a maioria contrária de votos. Uma segunda votação foi feita, e, por maioria, foi aprovado os retornos das aulas teóricas de forma presencial para o próximo mês de abril. Deste modo, todos os cursos da UEPB deverão retornar presencialmente às aulas teóricas presenciais no dia 25 de abril, quando se inicia o semestre 2022.1 na Instituição. Também ficou definido que as aulas práticas naqueles cursos que já acontecem de forma presencial, continuam sendo realizadas sem qualquer alteração, uma vez que eles seguem uma resolução anterior.
Redação com assessoria
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets aprovou, nesta terça-feira (26), a convocação do…
A CAIXA inicia nesta terça-feira, dia 26 o pagamento do Bolsa Família referente ao mês…
Programa retomado. Um dia após a suspensão do abastecimento feito por meio de carro pipa,…
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…
Mais de dez golpes de faca foram efetuados contra uma mulher no município de Barra…