Categorias: Educação

Consepe aprova calendário acadêmico específico para o semestre 2021.1 na UEPB

PUBLICIDADE

Em reunião extraordinária, realizada de forma remota, na tarde desta segunda-feira (3), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovou o calendário acadêmico específico para o semestre 2021.1 da Instituição. A reunião realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo YouTube no canal Rede UEPB, foi presidida pela reitora Célia Regina Diniz.

A proposta, encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e relatada pelo conselheiro Juarez Nogueira, contempla aulas síncronas e assíncronas, formação pedagógica, matrículas on-line, trancamento de matrículas, reajuste, dispensa, mudança de turno, reingresso, transferências, avaliações e reposições, colação de grau, prazos para registros das atividades docentes.

O calendário aprovado por maioria prevê o início das aulas do período 2021.1 no dia 5 de julho, com término no dia 15 de outubro. A proposta aprovada assegura 79 dias letivos, quatro a mais que o semestre anterior. Já o calendário para o semestre 2020.2 que teve início no dia 1º de março, se encaminha para o término em 9 de junho. Segundo o documento, os feriados municipais, em conformidade com o Calendário Administrativo da UEPB serão dias não letivos para os Cursos dos câmpus dos respectivos municípios.

Pela proposta aprovada pelo Consepe, o período de matrícula on-line para os alunos veteranos acontece entre os dias 21 e 26 de junho. Já o período de reajuste de matrícula será de 28 de junho a 9 de julho. O período de trancamento de curso será de 5 a 31 de julho, enquanto a Colação de Grau está prevista para acontecer em 12 de novembro. Em seu parecer, o professor Juarez Nogueira destacou que a proposta do calendário 2021.1 traduz o esforço administrativo e acadêmico para dar continuidade às atividades de ensino na UEPB durante a pandemia do novo Coronavírus.

O conselheiro ainda observou que mesmo no cenário adverso da pandemia da Covid-19, a UEPB manteve as atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão desde o semestre letivo 2020.1, através de atividades não presenciais. O professor enfatizou que no que se refere ao ensino, está em curso o calendário acadêmico 2020.2, com oferta de componentes curriculares, projetos de ensino, pesquisa e extensão, objetivando, dentre outros motivos, manter o vínculo entre alunos e professores. “Estão previstas as atividades essenciais para efetivação do período letivo”, destacou o professor Juarez.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, explicou que a PROGRAD procurou fazer ajustes nos semestres letivos semestres, a exemplo do que todas as universidades públicas do Brasil estão fazendo, sem que com isso gerasse prejuízos aos estudantes. Ao mesmo tempo, a proposta prevê a compactação com o período de recesso em sintonia com o calendário administrativo.

O professor Eli ainda observou que o plano da PROGRAD é colocar o calendário acadêmico da UEPB em sintonia com o calendário civil em 2022, destacando que o esforço para as adequações dos semestres serão realizados sem prejuízos para a realização da carga horária integral, uma vez que a Pró-Reitoria antecipou todos os processos seletivos para reingresso dos estudantes na Instituição.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024