Categorias: Educação

Consuni aprova criação de licenciaturas EaD na UEPB

PUBLICIDADE

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, aprovou a criação de duas novas licenciaturas na Instituição. Trata-se dos cursos de Química e Física que passarão a ser ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Além desses cursos, foi aprovada a criação da Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, na modalidade presencial.

Os projetos pedagógicos recém-aprovados se inserem no Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores, do Ministério da Educação (MEC), contando com a colaboração de Instituições de Ensino Superior para efetivar a oferta e a qualidade dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD). Na UEPB, os cursos terão carga horária de 3.260 horas/aula, duração entre quatro e seis anos e não ocasionará nenhum custo adicional à Instituição, uma vez que a UEPB já detém toda a estrutura para a oferta dos cursos EaD, através da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD). A previsão é que as aulas tenham início até o segundo semestre de 2019.

Já a Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, proposta pelo Centro de Educação (CCEDUC), tem como foco, de maneira geral, contribuir com a formação continuada de profissionais da área de Educação, contemplando o ensino e aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência (física, sensorial, intelectual ou múltiplas), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e autismo. A previsão é que o curso tenha duração de 12 meses e que as aulas aconteçam de forma presencial, no Câmpus de Campina Grande.

Aprovação do PIVIC

Durante a reunião do Consuni ainda foi homologada a Resolução ad referendum que criou o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), voltado para fomentar ainda mais a pesquisa no âmbito da Instituição e favorecer a continuidade dos estudos já iniciados em cotas anteriores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade.

Conforme o documento, o programa voluntário garante todos os direitos e deveres dos alunos e professores pesquisadores com relação à iniciação científica e seus instrumentos de acompanhamento institucional, a exemplo de avaliações, desenvolvimento dos trabalhos, participação em premiações de pesquisa, entre outros, com exceção do recebimento do valor referente à bolsa mensal.

Redação com assessoria

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024