O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, aprovou a criação de duas novas licenciaturas na Instituição. Trata-se dos cursos de Química e Física que passarão a ser ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Além desses cursos, foi aprovada a criação da Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, na modalidade presencial.
Os projetos pedagógicos recém-aprovados se inserem no Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores, do Ministério da Educação (MEC), contando com a colaboração de Instituições de Ensino Superior para efetivar a oferta e a qualidade dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD). Na UEPB, os cursos terão carga horária de 3.260 horas/aula, duração entre quatro e seis anos e não ocasionará nenhum custo adicional à Instituição, uma vez que a UEPB já detém toda a estrutura para a oferta dos cursos EaD, através da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD). A previsão é que as aulas tenham início até o segundo semestre de 2019.
Já a Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, proposta pelo Centro de Educação (CCEDUC), tem como foco, de maneira geral, contribuir com a formação continuada de profissionais da área de Educação, contemplando o ensino e aprendizagem de alunos com algum tipo de deficiência (física, sensorial, intelectual ou múltiplas), Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e autismo. A previsão é que o curso tenha duração de 12 meses e que as aulas aconteçam de forma presencial, no Câmpus de Campina Grande.
Aprovação do PIVIC
Durante a reunião do Consuni ainda foi homologada a Resolução ad referendum que criou o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), voltado para fomentar ainda mais a pesquisa no âmbito da Instituição e favorecer a continuidade dos estudos já iniciados em cotas anteriores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade.
Conforme o documento, o programa voluntário garante todos os direitos e deveres dos alunos e professores pesquisadores com relação à iniciação científica e seus instrumentos de acompanhamento institucional, a exemplo de avaliações, desenvolvimento dos trabalhos, participação em premiações de pesquisa, entre outros, com exceção do recebimento do valor referente à bolsa mensal.
Redação com assessoria
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir
Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…
Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…
O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…
Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…
O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…