Consuni rejeita recurso de ação que questionava Consulta Eleitoral para Reitoria da UEPB

PUBLICIDADE

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (28), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), rejeitou o recurso impetrado professor Joelson Pimentel de Almeida, representante da Chapa 2 “Acolher um Novo Tempo”, e ratificou, por unanimidade, o resultado da consulta para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição para quadriênio 2024-2028.

A reunião, realizada on-line com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz; com a participação da vice-reitora, Ivonildes Fonseca; do presidente da Comissão Eleitoral, professor Adeilson Tavares; e demais conselheiros(as). Na mesma reunião o Consuni decidiu por unanimidade que o banco de dados do pleito ficará armazenado e mantido à disposição de toda a comunidade universitária para eventuais questionamentos até a posse da nova gestão programada para dezembro.

A relatoria do processo foi do professor José Luiz Cavalcante que emitiu parecer desfavorável ao recurso do professor Joelson, que questionou o pleito, e manteve o relatório da Comissão Eleitoral. No entendimento dos(as) conselheiros(as) a consulta eleitoral aconteceu de forma transparente, e que não havia motivos para suspeição do pleito. Em suas falas, reafirmaram a que a Comissão atuou de forma isenta em defesa da soberania das urnas.

Após mais de duas horas de reunião, os(as) conselheiros(as) votaram, e por unanimidade decidiram não dar conhecimento ao recurso impetrado pelo professor Joelson Pimentel. Em extenso parecer, o professor José Luiz Cavalcante reiterou o seu entendimento de que o referido recurso ao Consuni não trata de reversão, suspeição ou questionamento ao resultado da Consulta realizada. Antes de sacramentar a sua decisão, ele reafirmou que o pleito eleitoral foi conduzido com a lisura necessária, inclusive com a presença de observador externo.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Adeilson Tavares, também destacou a lisura, transparência e impessoalidade no pleito. A consulta eleitoral foi realizada no último dia 13 de junho, on-line, por meio do Sistema Helios Voting. A Chapa 1 “UEPB Forte e Inclusiva”, formada pelas professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca, venceu o pleito com 72,1% do total de votos, contra 26.8% do total dos votos recebidos pela Chapa 2.

Texto: Severino Lopes

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024