Debates sobre Inteligência Artificial e Fake News marcam abertura do Seminário de Transformação Digital

PUBLICIDADE

Discussões sobre Inteligência Artificial, transformação digital na administração pública, segurança de dados e o enfrentamento das notícias falsas, conhecidas por Fake News, nortearam os debates na abertura do 3º Seminário de Transformação Digital, nessa quarta-feira (21), no Intermares Hall, em Cabedelo. O evento ocorre até esta sexta-feira (23) e é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties)

A programação conta com palestras, dois hackathons, minicursos e oficinas. As inscrições são gratuitas e continuam abertas pelo link https://secties.pb.gov.br/seminariodetransformacaodigital.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, todo o evento foi pensado para deixar a população, de forma geral, inteirada sobre a transformação digital. “É muito importante discutir e debater vários pontos de vista a respeito desses assuntos. Do ponto de vista do Governo, precisamos discutir a melhor forma de poder atender à população e deixá-la informada sobre a questão das leis e de como a gente pode regular para manter a preservação dos direitos das pessoas”, explicou.

O secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, enfatizou que a transformação digital tem sido uma das pautas prioritárias do Governo do Estado. “É muito importante que a gente possa realizar, cada vez mais, encontros como esse. É exatamente aqui que a gente semeia e faz com que as ideias floresçam e a gente possa colher os frutos mais na frente, trazendo cada vez mais transformação digital, cada vez mais modernização, cada vez mais agilidade, segurança para que o cidadão e a cidadã possam se beneficiar deste processo”.

O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a importância de colocar em prática os temas discutidos durante o Seminário. “Esse é um momento de aproveitar, no sentido de fazer e aplicar aquilo que se inova. Precisamos desenvolver mais alguns lugares que, vamos dizer assim, estão em estágio atrasado e para isso o Seminário é muito importante, pois conversamos sobre como podemos avançar e fazer com que os outros avancem também”, comentou.

Também participaram da abertura, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Antônio Guedes Rangel Junior; o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; a secretária executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Danyele Raposo; e o diretor Administrativo Financeiro da PBGás, Thiago Romero.

Palestras

A palestra de abertura foi apresentada pelo diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Mazza, com o tema “Diplomacia digital: oportunidades e desafios da agenda internacional”. Ele falou sobre como o Brasil vai encaminhar as discussões sobre combate às Fake News e a democratização do acesso à tecnologia ao G20, grupo formado por ministros e instituições financeiras das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e a União Europeia, do qual o Brasil ocupa a presidência temporária desde dezembro.

Em seguida, o professor Rafael Evangelista, da Unicamp, falou sobre “Desafios e estratégias no enfrentamento às Fake News” e as estratégias das plataformas para prender o usuário em consumo contínuo. “É um modelo de negócio voltado para a exploração dos nossos dados. É um modelo de vigilância que sustenta as plataformas”, observou. “Alguns autores têm tratado isso como a ideia de capitalismo de vigilância. Ou seja: uma nova fase de capitalismo onde os dados têm esse protagonismo”.

O presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Salazar Dias, apresentou a palestra “Modernização administrativa”. Na sequência, a professora pesquisadora do Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial da UFPB, Thaís Gaudencio, apresentou painel sobre “As tendências da Inteligência Artificial”.

Por fim, a palestra central foi realizada por Marielza Oliveira, diretora da Divisão para Inclusão Digital, Políticas e Transformação do Setor de Comunicação e Informação da Unesco e Renata Mielle, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br). Com mediação do secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, elas palestraram sobre o tema Governança e Sustentabilidade: Transformação Digital na Administração Pública.

Hackathons
O Seminário ainda contou com a Hackathon Transformação Digital, promovida pela Secties, e a Hackathon Soluções Digitais para a Cultura, promovida pela Secult-PB. Cada uma delas propôs problemas onde participantes criaram soluções inovadoras e que utilizem tecnologias como aplicativos web, mobile e hardware.

Jackson Santos, estudante de ciência de dados da UEPB pelo projeto Limite do Visível foi um dos participantes e comentou sobre a importância dessa oportunidade. “Esse hackathon tem essa proposta de incentivar jovens para desenvolver tecnologias e soluções para que a gente possa colocar em prática o que aprendemos na faculdade. Temos três dias para desenvolver o protótipo da demanda que foi colocada, que é para implementar uma solução para uma empresa, e a gente acredita que o grupo vai conseguir resolver o problema da empresa que no caso é a PBGás”, comentou.

A Hackathon Transformação Digital, promovida pela Secties, propõe, como desafio, estruturar de forma unificada a gestão de dados das políticas públicas do estado da Paraíba, utilizando Inteligência Artificial para as demandas sociais, promovendo transparência, confiabilidade, participação cidadã e eficiência na entrega de serviços públicos.

Já o desafio proposto na área de cultura será uma plataforma digital acessível e intuitiva que permita aos agentes de cultura a produção de “projetos culturais instantâneos”, de modo a atender sobretudo expressões das culturas populares e tradicionais e artistas e grupos culturais independentes. Para pareceristas e gestores, a plataforma precisa garantir a organização e fluidez do processo de seleção.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024