“É preciso valorizar toda a equipe, pois sem ela a educação não se faz”, declara professora
Hoje (06), comemora-se no Brasil o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data é um convite à reflexão sobre a importância dos trabalhadores dessa área tão importante e pouco valorizada. Do porteiro ao diretor da escola, diversos profissionais estão envolvidos na comunidade educacional.
Para a professora de redação Carol Silveira, 30, que trabalha com Educação há 12 anos, é preciso valorizar toda a equipe, pois sem ela a educação não se faz. “Quando a gente entende a importância do profissional de educação, é preciso dizer que não é só o professor. Ele está na ponta do iceberg, mas existe todo um corpo docente que vai além da questão didática”, comenta.
A importância dos profissionais da educação ficou ainda mais evidente no atual cenário pandêmico. O isolamento social imposto pela pandemia pegou muita gente de surpresa, afetando rotinas e perspectivas de trabalho. Não foi diferente para quem trabalha acostumado com o piloto e o quadro e precisou se adaptar ao ambiente virtual.
Além de lidar com as demandas da categoria, os profissionais de educação também estão tendo que reinventar os processos de ensino, agregando o lado positivo das ferramentas educacionais digitais. Tal adaptação pegou muita gente de surpresa e impactou diretamente em um dos principais pontos do desenvolvimento educacional, que é a socialização desenvolvida entre os estudantes e professores.
“Transpor isso para o meio virtual é muito difícil. Então a aula, infelizmente, vira um ambiente um pouco hostil. O professor que está acostumado a olhar no olho do aluno, a interagir, a sorrir, fica sujeito a olhar apenas para si mesmo, tendo a câmera e tela do computador como espelho. Interagir com seus próprios slides é muito estranho”, comenta a professora Carol que coordena a plataforma Sala dos Professores.
Lançada recentemente pelo Educa Mais Brasil, a plataforma conta com um perfil no Instagram, o @saladosprofessores_oficial. “Estamos criando um espaço místico e colaborativo a favor da educação”, define a professora Carol, que está à frente do projeto que nasceu com a proposta de ser um ambiente fértil para troca de ideias e experiências que contribuam para a formação continuada dos professores, e também de todos os profissionais da educação.
“Nasceu para ser uma sala de conhecimento compartilhado. É uma transposição da sala dos professores presencial para o ambiente virtual, para que a gente possa trocar experiências, socializar, compartilhar dicas”, conclui a professora estendendo o convite a quem se interessa pela temática da educação.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…