Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) paralisarão suas atividades hoje (19) para cobrar do governo do estado e da reitoria da universidade uma solução para o pagamento do retroativo das progressões de carreira. A data coincide com uma reunião de negociação entre a Associação dos Docentes da UEPB (Aduepb Seção Sindical do ANDES-SN) com a Procuradoria Geral do Estado.
A paralisação foi decidida na última assembleia da categoria, que está em estado de greve. Para a mobilização na quinta (19), a Aduepb SSind. está preparando uma série de atividades em Campina Grande e nas outras sete cidades onde a universidade possui campi instalados.
A ação busca pressionar por um processo de negociação efetiva com o governo do estado. A Aduepb SSind. quer retirar o diálogo da Procuradoria Geral do Estado para uma mesa política com as Secretarias Estaduais de Planejamento e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, pois o sindicato não entrou com nenhuma ação judicial da sua demanda.
O retroativo reivindicado pelas professoras e pelos professores da UEPB refere-se a parcelas do salário da categoria que deixaram de ser pagas no período de 2018 a 2023, por causa do congelamento das progressões de carreira, imposto pela lei estadual 10.660/2016.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…
Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…
O cantor Lindomar Castilho, um dos nomes mais emblemáticos da música brega brasileira, morreu aos…
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, neste final de semana, o músico Israel…
O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL),…