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Educação Financeira faz parte de Curso de Especialização no Estado

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Uma aula inaugural deu início ontem ao Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF) realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A aula aconteceu no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e contou com a participação da superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil), Cláudia Forte, que falou sobre o tema “as Estratégias Nacionais de Educação Financeira”. Representando o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, a gerente de recursos humanos da secretaria e responsável na coordenação da parceria, Carol Lubambo, explicou que a educação financeira não está inserida como disciplina e sim como tema transversal.

 

“Ela não é uma disciplina específica de professores de língua portuguesa ou de matemática como se pensa. Ela é uma temática que precisa estar transversal em todo o currículo já que o seu conteúdo precisa estar diariamente no nosso convívio, seja em nossa casa ou na nossa escola”, disse.

 

A Paraíba é pioneira no Nordeste na especialização, porém essa temática já vem sendo trabalhada em outros estados, inclusive com polos criados para desenvolver varias outras ações. “Na Paraíba estamos criando esse polo e já começamos não com ações de pequena duração e sim com uma ação de especialização de 360 horas, gerando uma titulação para os professores da rede estadual de ensino público e a partir daí nós incentivamos também a valorização profissional por meio da progressão na carreira”, explicou.

 

O Curso de Especialização em Educação Financeira é um projeto da AEF-Brasil em parceria com a UFPB, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação para oferecer Especialização em Educação Financeira para professores da rede pública. Ele terá um ano de duração e será aplicado nas escolas públicas da Paraíba, com a inserção como base da educação infantil e jovem, seja por meio da experiência em sala de aula ou de projetos pedagógicos dos professores da rede pública junto aos alunos e à comunidade.

 

Redação

 


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