O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação aplicada pelo Estado aos estudantes que estão encerrando o ensino básico, com objetivo de avaliar a qualidade de ensino. Com o resultado do Enem, é possível o ingresso no Ensino Superior por meio de dois programas: o Programa Universidade para todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às Instituições de Ensino públicas do país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pelos dados da Educação do nosso país, inclusive o Enem. Em 18 de Dezembro, eles divulgaram que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado em 17 de janeiro de 2020. Nesta data, o estudante conseguirá conferir sua nota no exame, mas ainda não terá acesso aos programas.
Para se inscrever no programa de sua preferência, o aluno deve ficar atento às datas de Inscrição: para o Prouni, as inscrições iniciam em 28 de janeiro de 2020 e vão até dia 31 de janeiro. Para o Sisu, as inscrições iniciam em 21 de janeiro e vão até dia 28 de janeiro.
Como ver o resultado do Enem 2019?
O aluno precisará seguir o seguinte passo-a-passo:
- – Acessar a página do participante no INEP: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
- – Informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada na inscrição do Enem 2018.
- Logo após, o aluno terá acesso aos resultados de todas as áreas de conhecimento aplicadas na prova.
- Para os estudantes que não foram tão bem assim no Enem 2019 ou perderam a prova, existem portais que auxiliam o estudante a ingressar na faculdade. Como a maioria das instituições de ensino privadas estão com o período de matrículas aberto neste período, muitas faculdades escolhem esses portais para divulgar as suas bolsas de estudo. É o caso da Uninassau. No site Quero Bolsa, o aluno tem acesso a descontos oferecidos que chegam a 80% e valem para todo o curso. Dentre outras, as bolsas estão disponíveis para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Psicologia.
Texto produzido em parceria com o site quero.com