A Paraíba registrou uma redução de 42,14% no número de inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Exame Médio 2021, se comparado com o ano anterior. Foram 93.452 inscritos para este ano, contra 161.493 do ano passado. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Governo Federal responsável pelo concurso. quem comenta se essa queda é positiva ou negativa para o processo de vestibular é Mateus Prado, especialista em Enem.
Segundo ele, provavelmente, quem não fez a inscrição no Enem são estudantes que, em função da pandemia, perderam o vínculo com os estudos e a escola ou estão desanimados quanto às suas chances de serem aprovados especialmente nos cursos mais concorridos.
Portanto, a diminuição do número de inscritos não deve influir nas chances dos candidatos aos cursos mais concorridos, como Medicina. Isto porque esses estudantes geralmente estão bem preparados e a quantidade de candidatos que têm chances de passar é pequena em relação ao total de concorrentes. “Além disso, em 2020, a abstenção na prova foi alta, passando dos 50%, o que fez subir as notas de corte para todos os cursos. Por isso, Prado considera que não há mais espaço para as notas subirem mais”, comentou.
Nos outros cursos, é possível que as notas de corte caiam um pouco, apesar da diminuição do número de candidatos, porque elas subiram bastante em 2020.
Redação