A Paraíba registrou uma redução de 42,14% no número de inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Exame Médio 2021, se comparado com o ano anterior. Foram 93.452 inscritos para este ano, contra 161.493 do ano passado. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Governo Federal responsável pelo concurso. quem comenta se essa queda é positiva ou negativa para o processo de vestibular é Mateus Prado, especialista em Enem.
Segundo ele, provavelmente, quem não fez a inscrição no Enem são estudantes que, em função da pandemia, perderam o vínculo com os estudos e a escola ou estão desanimados quanto às suas chances de serem aprovados especialmente nos cursos mais concorridos.
Portanto, a diminuição do número de inscritos não deve influir nas chances dos candidatos aos cursos mais concorridos, como Medicina. Isto porque esses estudantes geralmente estão bem preparados e a quantidade de candidatos que têm chances de passar é pequena em relação ao total de concorrentes. “Além disso, em 2020, a abstenção na prova foi alta, passando dos 50%, o que fez subir as notas de corte para todos os cursos. Por isso, Prado considera que não há mais espaço para as notas subirem mais”, comentou.
Nos outros cursos, é possível que as notas de corte caiam um pouco, apesar da diminuição do número de candidatos, porque elas subiram bastante em 2020.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…