Categorias: Educação

Escola líder no ranking do Enem não aceita mulher

PUBLICIDADE

O Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, chegou ao topo do ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgado nesta segunda-feira (12), derrubando o Colégio Vértice, de São Paulo, campeão do ano passado. Fundada no século 19, a instituição particular teve a melhor nota entre as mais de 20 mil escolas brasileiras que participaram da avaliação.

A escola carioca recebeu a maior média: 761,7 pontos no Enem. São 18 pontos a mais do que o Vértice, que desta vez ficou na terceira posição (743,75 pontos), atrás também do Instituto Dom Barreto, colégio particular do Piauí que obteve nota de 754,13.

O bom desempenho do São Bento é resultado do ensino voltado para disciplinas humanísticas e da permanência dos alunos dentro dos muros do colégio durante boa parte do dia. Com horário integral e 40 horas de aula semanais, a escola centenária conta com 1.108 alunos.

Para se tornar campeão, o São Bento contou com uma soma de fatores, afirma a supervisora pedagógica, Maria Elisa Penna-Firme Pedrosa. Ela aponta a experiência dos professores, participação ativa dos pais, metas rígidas e aulas extracurriculares como parte do diferencial do colégio.

– A experiência acumulada ao longo de todos estes anos, adaptando-se de acordo com o tempo, é essencial para o bom desempenho de um colégio e para a nossa maior meta, que é o aprendizado dos alunos.

Para evitar distorções, o R7 considerou o corte de 50% ou mais de participação dos alunos no Enem como forma de comparar escolas em situação parecida. A recomendação vem do ministro da Educação, Fernando Haddad, que sugeriu ser "coerente" comparar escolas dentro da média nacional de participação. Os dados do Enem são de 2010, os últimos divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). As notas das escolas tipo EJA (Ensino de Jovens e Adultos, o antigo supletivo) não foram divulgadas.

Só meninos

O Colégio São Bento só aceita meninos como seus alunos. Quando se trata de currículo pedagógico, o São Bento realmente se diferencia dos outros colégios. Além das disciplinas tradicionais, a escola oferece aulas de história da arte, apreciação musical, filosofia, cultura clássica e sociologia.

Um dos responsáveis pelo bom desempenho da escola no Enem, João Gabriel Pontes, de 18 anos – atual estudante de direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), um dos cursos mais concorridos do Rio – conta que só conseguiu ser aprovado em uma boa universidade por ter o estudo diferenciado.

Segundo Maria Elisa, a maior parte dos professores do São Bento tem mestrado e doutorado. No entanto, há muitos professores jovens, “mas estes chegam apenas se tiverem experiência ou por uma indicação muito boa”, diz ela.
 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Saiba quando será a eleição na Câmara dos Deputados que deve alçar paraibano Hugo Motta ao cargo de presidente da Casa

A eleição que pode levar o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara…

2 de janeiro de 2025

Durante discurso de posse da esposa em Pocinhos, Galdino reforça desejo de ser governador: “Subirei a rampa”

Durante a solenidade de posse de Eliane Galdino (Republicanos) como prefeita de Pocinhos, o deputado…

2 de janeiro de 2025

Cantor Gusttavo Lima coloca nome à disposição para disputa pela presidência da República em 2026

Em entrevista ao site Metrópoles o cantor sertanejo e empresário Gusttavo Lima revelou sua vontade…

2 de janeiro de 2025

Tem início prazo para confirmação de matrículas em escolas da Rede Estadual de Ensino

Tem início nesta quinta-feira (2), o prazo para a confirmação das matrículas nas escolas da…

2 de janeiro de 2025

PMJP prorroga prazo para atualização cadastral do programa Auxílio Moradia até o dia 17

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa estendeu até o dia…

2 de janeiro de 2025

Prefeito Bruno Cunha Lima exonera secretários, diretores e comissionados em Campina Grande

Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União) exonerou, nesta quinta-feira (02), secretários, diretores de…

2 de janeiro de 2025