A Paraíba o tempo todo  |
João Pessoa, 24 de Abril de 2025

Estudante de João Pessoa é aprovada em 3 universidades dos EUA e faz campanha online para custear parte das despesas

Persistência, horas de estudo, renúncias, busca pelos sonhos e a recompensa. A estudante Maria Clara Andrade Dantas, moradora de João Pessoa, é uma prova de que o estudo pode levar longe e descobrir novos horizontes e oportunidades. Egressa do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa, a estudante acaba de dar um passo importante em sua trajetória acadêmica.

Ela foi aprovada em três universidades internacionais e conquistou a bolsa de estudos mais concorrida da HULT International Business School, uma instituição com Campi em cidades como Boston, Londres, Dubai e São Francisco.

Além de ser aprovada em três universidades dos Estados Unidos (Stetson, HULT e Kentucky) , ela ficou na lista de espera de outras duas instituições, a Drexel University e Virgínia Tech.

Maria Clara Andrade Dantas

Na HULT, além da aprovação no curso Bacharelado em Negócios, ela conseguiu também a maior bolsa de estudos que eles oferecem, cobrindo toda a mensalidade durante os 4 anos (60.000 dólares/ano por 4 anos).

Entretanto, os outros 30% ela precisa arcar. Diante desse desafio e em meio ao sonho de conquistar um diploma de curso superior em uma das renomadas instituições da América, ela iniciou uma vaquinha online para arrecadar esse valor que será (moradia, alimentação, visto, seguro saúde.

Maria Clara conversou com o PB Agora e falou sobre como surgiu a ideia de realizar a campanha virtual. Ela também apresentou as cartas de aprovação das instituições americanas.

“Então, no ano passado eu resolvi aplicar para algumas universidades nos Estados Unidos e eu fiz tudo isso sozinha. Sozinha eu digo não por algum projeto do governo. Mas de fato eu não fiz só porque eu tive ajuda de ex-professores do IF porque eu precisei de alguns documentos, por exemplo a carta de recomendação. Precisei traduzir histórico escolar o certificado de conclusão de ensino médio e todos esses documentos como fui eu que traduzir não teve uma tradução juramentada, a minha coordenadora me ajudou” contou.

Clara  contou que ao concluir o ensino médio técnico em 2023, decidiu seguir um caminho diferente da maioria dos colegas, que logo ingressaram em universidades ou no mercado de trabalho. Ainda durante a pandemia, ela iniciou por conta própria os estudos em inglês e passou a pesquisar sobre processos seletivos internacionais. Apesar de ter sido aprovada para Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ela percebeu que não se via atuando na área a longo prazo. Foi então que decidiu tentar as universidades do exterior.

Maria Clara Andrade Dantas

Em meio ao sonho de estudar nos EUA, ela teve que realizar várias atividades para pontuar no seu currículo. Inicialmente criou um Instagram em que dava aula, e fez alguns posts, gratuitos para compartilhar. Como conseguiu ter uma nota 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passou a vislumbrar um novo horizonte e a possibilidade de ter o sonho realizado.

“Além disso, eu cheguei a participar do Rotaract aqui no Miramar, próximo aos bancários. Também, eu contei da minha experiência de ter aprendido inglês sozinha durante a pandemia. Enfim, várias atividades que eu fiz para poder pontuar no meu currículo” acrescentou.

O esforço foi recompensado com a aprovação em três universidades internacionais.

“Eu recebi a aprovação de algumas universidades e eu fui aprovado em três. A Stetson que fica na Flórida, Kentucky que fica no estado de Kentucky nos Estados Unidos também e a Hulti que possui campus nos Estados Unidos em Dubai nos Emirados Unidos e em Londres na Inglaterra. E recentemente no final de março eu recebi a maior bolsa que a Hulti dá, sendo que ela só cobre a mensalidade” relatou.

Com sentimento de gratidão, reconheceu a importância do IFPB para ajudar a ir tão longe e realizar o seu sonho.

“O IFPB foi essencial nesse processo. Lá eu tive acesso a professores incríveis, muitos com experiências internacionais, além de uma estrutura que não é comum na maioria das escolas públicas. Tive acesso a livros em inglês, participei do grêmio estudantil, jogos intercampi e pude trabalhar como aprendiz e estagiária durante o curso técnico, o que me ajudou a desenvolver habilidades essenciais para o mercado”, destacou Maria Clara.

Na HULT, Maria Clara irá cursar Negócios, curso equivalente ao Bacharelado em Administração de Empresas. Agora, avalia se estudará em Boston ou Londres.

“Eu vou estudar negócios que é similar administração de uma empresa aqui no Brasil e no campus de Londres em média 39 mil libras por ano durante os quatro anos. Esse é o valor que eles vão me pagar” contou Maria Clara.

Maria Clara lembrou que nos EUA, há restrições de trabalho para estudantes e as vagas são bem competitivas, embora ela tenha conseguido um desconto na acomodação. Já em Londres, ela pode trabalhar, mas o custo de vida é mais alto devido à libra. Mesmo com a bolsa integral cobrindo os custos acadêmicos, Maria Clara ainda precisará arcar com despesas básicas. Para isso, está em busca de alternativas que a ajudem a viabilizar essa nova etapa.

“Todo o restante das despesas é comigo. Essa mensalidade fica em média de 70% de todo o custo que eu vou ter lá. Então eu tenho que arrecadar esses 30% que é passagem aérea é visto segundo saúde que a Inglaterra exige tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos. Moradia alimentação transporte custo pessoal com roupa esse tipo de coisa é basicamente isso” relatou.

Além da vaquinha online, ela pretende fazer uma rifa também para conseguir mobilizar o maior número de pessoas.

A preocupação da Maria Clara é arrecadar logo esse valor, visto que ela precisa fazer a confirmação da matrícula na universidade até 1º de maio. Só depois será emitido um documento comprovando para o governo da Inglaterra ou dos Estados Unidos que está indo para lá para estudar.

“É uma comprovação para eu conseguir meu visto de estudante e eu tenho que confirmar essa matrícula até o dia 1º de maio” disse.

Maria Clara espera agora, superar os obstáculos financeiros e conseguir arrecadar o valor e realizar o sonho de estudar em uma das mais importantes universidades da América.

Mais informações da campanha online podem ser encontradas nos endereços @clarandantas, https://abacashi.com/p/Me-ajude-a-estudar-em-londres e https://www.instagram.com/reel/DIToMTnx8FS/?igsh=OTBpMHBtdzVraGEy

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
       
      Aponte a camera ou cliqueAponte a camera ou clique