O prédio da Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deveria estar com suas obras concluídas para transferir os alunos dos cursos do Centro de Educação (CEDUC) e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). No entanto, mesmo com as obras inacabadas, a reitora Marlene Alves determinou a transferência dos docentes, segundo, depoimento dos estudantes nas redes sociais.
Uma das estudantes da UEPB, Juliana Holanda postou sua insatisfação no Facebook, ao que automaticamente, foi respondida pela assessoria da UEPB. A aluna relata que aulas deveriam ser iniciadas na manhã desta segunda-feira (06) e diz que o prédio não passa de um canteiro de obras e destaca escadarias sem corrimão, entrada do prédio ainda sendo pavimentada, muita lama, odor forte de tinta, entre outros problemas.
Confira abaixo os posts da aluna Juliana Holanda reclamando das obras inacabadas da UEPB e da assessoria da Instituição respondendo:
A Reitoria da UEPB transferiu, a pulso, os alunos, os funcionários e os professores dos cursos de Pedagogia, Letras, Filosofia, História, Geografia, Comunicação Social e Ciências Sociais para o prédio novo do Campus Bodocongó. As aulas iriam começar hoje, dia 06/08/2012, mas o prédio é ainda um canteiro de obras. A rua que dá acesso ao prédio ainda está sendo pavimentada (a outra metade da rua é pura lama fétida) e por lá não passa a única linha de ônibus que leva os estudantes ao Campus.
O acesso ao prédio se faz por uma longa escadaria e eu me pergunto como é que as pessoas que não podem subir degraus vão entrar no prédio. Lá dentro as coisas complicam mais ainda: ou você sobe os três andares por uma escada praticamente sem proteção ou se aventura por uma longa caminhada por uma rampa interminável.
O lugar, por ainda estar em construção, é um atentado à saúde. Cheiro de tinta e poeira por todos os lados. Nada está no lugar. Funcionários denunciam que os trabalhadores da obra estão trabalhando em regime de quase escravidão.
Sobem sozinhos, por três andares, com móveis e armários nas costas. No prédio também não há sinal de celular. Os funcionários estão lá sentados em suas salas apinhadas de coisas não arrumadas, sem poder fazer nada, já que os computadores não foram instalados.
O reinício das aulas foi remarcado para a próxima segunda-feira, dia 13/08, mas só por um milagre aquele imenso canteiro de obras ficará pronto em uma semana para receber a comunidade acadêmica. O que vejo é uma total falta de senso com essa transferência precipitada. Seremos obrigados a estudar e trabalhar num local insalubre?
Resposta da assessoria de imprensa da UEPB:
Cara Juliana! É compreensível sua insatisfação com o adiamento do início das aulas, mas ela não justifica as críticas que vc faz com relação a transferência dos cursos do CEDUC e CCSA para a Central de Aulas. Inicialmente, a obra interna está toda concluída e o único obstáculo para o início das aulas foi, única e exclusivamente, o calçamento da rua que dá acesso ao prédio.
Ademais, toda a estrutura necessária para as aulas serem iniciadas está pronta e compõe uma obra de grande porte, um espaço acadêmico que é o mais moderno e dotado de uma infraestrutura acadêmica que é a melhor do Nordeste. O prédio, em todo o seu espaço, tem toda estrutura de acessibilidade para atender toda a demanda dos portadores de deficiência, não só no que diz respeito a entrada, mas a acesso a salas de aula, banheiros e tudo o mais que precisa ser observado.
Enfim, o novo espaço tem infinitamente melhores condições do que os prédios onde funcionavam os cursos e a partir da próxima segunda-feira, dia 13, todos os alunos vão poder desfrutar do CIA e passarem a ter o melhor em termos de condições de infraestrutura e qualidade de ensino.
Uma semana é tempo mais que suficiente para os detalhes necessários serem concluídos. Vc e seus colegas vão poder perceber que não há nada de insalubre no local e, com certeza, vão elogiar bastante a nova estrutura que estará sendo colocada à disposição de toda comunidade discente.
Confira o print com os posts das mensagens nas redes sociais:
Veja um vídeo gravado por um estudante da UEPB
PB Agora
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…
Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…
A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…