Foguete criado na UFPB ajuda na recuperação de áreas da Caatinga

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), desenvolveram um foguete no intuito de realizar a recuperação e reflorestamento de áreas da Caatinga. O material, que espalha sementes de espécies nativas do bioma, é sustentável e de baixo custo, feito de garrafas PET e fibra de vidro, e confeccionado em uma impressora 3D.

O produto é um desdobramento da tese do aluno egresso Renan Aversari, intitulada “Sistema de semeadura aérea por foguetes hidropneumáticos como ferramenta de recuperação de cobertura vegetal em áreas degradadas na caatinga: um estudo de viabilidade”. No doutorado, Renan foi orientado pelo professor Bartolomeu Israel, do Departamento de Geociências (DGEOC), ligado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.

O foguete dispõe de cápsulas nas quais são introduzidas as sementes, que são ‘peletizadas’, ou seja, revestidas com água e um pouco de pó, a fim de melhor preservá-las, como explica o criador do invento.

“Ele não deixa nenhum resíduo ao meio ambiente, fazendo apenas o lançamento das sementes e de uma certa quantidade calculada de água, utilizada para fazer o impulso do foguete no sistema de proporção pressurizada, nos campos demarcados”, disse Renan.

Ainda segundo o pesquisador, o disparo das sementes ocorre em momento oportuno, a fim de que elas tenham mais chance de germinação ao chegarem no solo.

Para testar as sementes peletizadas que viriam a ser arremessadas do foguete, os pesquisadores fizeram, em 2021, no Cariri Paraibano, o lançamento manual dessas sementes, para monitorar seu desenvolvimento. Neste teste, cerca de 20% delas germinaram. Um ano depois, já com o foguete, o resultado foi o mesmo, ou seja, o novo método não interferiu no percentual de germinação. Uma das plantas que brotaram é o pinhão-bravo, típica da região, que atualmente já começa a dar frutos.

“Foi feito um primeiro experimento manual em 2021, com um tipo de pelet. Um ano depois, o pelet foi substituído, para tornar possível os arremessos das sementes através do foguete, que foi realizado em um dia de abril de 2022, durante a estação chuvosa da região. As áreas que receberam essas sementes, no município de Cabaceiras, são de alta degradação”, explicou o professor Bartolomeu Israel.

Com o reflorestamento a partir do foguete, é possível recuperar com apenas oito lançamentos, de acordo com o pesquisador, até 1 hectare, o equivalente a 10.000 metros quadrados. Outra vantagem desse método é ser mais eficaz e barato de implementar do que o plantio de mudas, técnica convencional de recuperação de áreas degradadas.

O método promete simplificar o reflorestamento em áreas de difícil acesso e em terrenos inclinados. Além disso, seu uso não se restringe à Caatinga, podendo ser utilizado em qualquer bioma, desde que a escolha e o tratamento das sementes sejam adequados.

PB Agora com informações da UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Enivaldo nega disputa entre Lucas Ribeiro e Cícero Lucena em relação a indicação do Progressistas para disputa em 2026

O presidente estadual do Partido Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira (25), que…

25 de abril de 2025

João Campos confirma presença em Congresso do PSB que conduzirá João Azevêdo à presidência da sigla na Paraíba

O prefeito do Recife e futuro presidente nacional do PSB, João Campos (PSB), confirmou presença…

25 de abril de 2025

Presidente do PSB alerta Lula para fortalecer esquerda em 2026 e não o Centrão: “Não pode ter ilusão”

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

25 de abril de 2025

UEPB prorroga calendário de 2025 em Campina Grande após crime em suas dependências

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou a…

25 de abril de 2025

Farmácia de CG lamenta morte de colaborador e reforça apoio às investigações

A farmácia Redepharma, localizada no Centro de Campina Grande, emitiu uma nota de pesar na…

25 de abril de 2025

Governo da Paraíba sanciona reajuste salarial para servidores estaduais com efeitos retroativos a janeiro de 2025

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25) a lei que…

25 de abril de 2025