Termômetros com alta temperatura. Recorde de calor. Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (12), no Sertão da Paraíba, sofrerem com o forte calor. Como se não bastasse a tensão das provas, eles ainda tiveram que suportar a alta temperatura. Ao todo, 124.519 inscrições foram registradas na Paraíba.
Os estudantes que fizeram a prova de matemática e de ciências da natureza relataram que a temperatura, a mais alta de novembro, provocou desconcentração e até pressão baixa. Em Sousa, nem mesmo o ar-condicionado amenizou o calor de 37º C que atrapalhou candidatos ‘suando as mãos, fazendo a caneta escorregar’. Em outras cidades sertanejas muitos estudantes relataram a situação desconfortável devido a alta temperatura.
A previsão do tempo indicava uma temperatura máxima de 34º C para este domingo em Sousa, mas os termômetros chegaram a marcar 37º C. Além disso, a cidade está sob dois alertas de perigo de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Todos esses fatores contribuíram para prejudicar o desempenho do estudante na prova.
E como nada dava conta de reduzir o calor, muitos candidatos tiveram duas estratégias para tentar superar o nervosismo e a elevada temperatura, que foi beber água e usar o caderno de prova para se abanar.
Em muitas cidades do País, candidatos relataram perrengues sofridos durante o segundo dia de provas devido ao calor excessivo.
Em algumas cidades, os termômetros registram 38ºC na tarde com previsão de máximas de até 40ºC neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventiladores das salas não deram conta de amenizar o incômodo. Alguns relataram que as altas temperaturas atrapalharam a concentração.
O Calorão de 36ºC também foi mais um desafio que estudantes no 1º e 2º dia de Enem em Pernambuco.
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os termômetros marcavam 36ºC. Por isso, para fazer a prova, os alunos focaram bastante na hidratação. Nas mãos, não podia faltar a garrafinha de água mineral. Pernambuco teve 218 mil inscritos no exame.
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio registrou 32% de abstenção, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição de 2023. O índice se mantém praticamente estável em relação ao ano passado, quando 32,1% dos inscritos não compareceram nas provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Os resultados do Enem 2023 estão previstos para serem divulgados em 16 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os candidatos poderão verificar suas notas na Página do Participante do Enem.
Severino Lopes
PB Agora