Forte calor de 37º C atrapalha candidatos do Enem no Sertão da Paraíba

PUBLICIDADE

Termômetros com alta temperatura. Recorde de calor. Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (12), no Sertão da Paraíba, sofrerem com o forte calor. Como se não bastasse a tensão das provas, eles ainda tiveram que suportar a alta temperatura. Ao todo, 124.519 inscrições foram registradas na Paraíba.

Os estudantes que fizeram a prova de matemática e de ciências da natureza relataram que a temperatura, a mais alta de novembro, provocou desconcentração e até pressão baixa. Em Sousa, nem mesmo o ar-condicionado amenizou o calor de 37º C que atrapalhou candidatos ‘suando as mãos, fazendo a caneta escorregar’. Em outras cidades sertanejas muitos estudantes relataram a situação desconfortável devido a alta temperatura.

A previsão do tempo indicava uma temperatura máxima de 34º C para este domingo em Sousa, mas os termômetros chegaram a marcar 37º C. Além disso, a cidade está sob dois alertas de perigo de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Todos esses fatores contribuíram para prejudicar o desempenho do estudante na prova.

E como nada dava conta de reduzir o calor, muitos candidatos tiveram duas estratégias para tentar superar o nervosismo e a elevada temperatura, que foi beber água e usar o caderno de prova para se abanar.

Em muitas cidades do País, candidatos relataram perrengues sofridos durante o segundo dia de provas devido ao calor excessivo.
Em algumas cidades, os termômetros registram 38ºC na tarde com previsão de máximas de até 40ºC neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventiladores das salas não deram conta de amenizar o incômodo. Alguns relataram que as altas temperaturas atrapalharam a concentração.

O Calorão de 36ºC também foi mais um desafio que estudantes no 1º e 2º dia de Enem em Pernambuco.
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os termômetros marcavam 36ºC. Por isso, para fazer a prova, os alunos focaram bastante na hidratação. Nas mãos, não podia faltar a garrafinha de água mineral. Pernambuco teve 218 mil inscritos no exame.

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio registrou 32% de abstenção, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição de 2023. O índice se mantém praticamente estável em relação ao ano passado, quando 32,1% dos inscritos não compareceram nas provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os resultados do Enem 2023 estão previstos para serem divulgados em 16 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os candidatos poderão verificar suas notas na Página do Participante do Enem.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador em exercício, Adriano Galdino diz que gesto de João Azevêdo reconhece sua contribuição ao governo à frente da ALPB

Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano…

13 de novembro de 2024

A menos de dois anos para eleição, Paraíba tem pelo menos sete nomes citados para disputar governo em 2026

A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…

13 de novembro de 2024

FERIADO: confira o que abre e o que fecha na próxima sexta-feira, dia da Proclamação da República na Paraíba

Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, será celebrado o feriado nacional de Proclamação da República.…

13 de novembro de 2024

Tovar faz coro a Fábio Ramalho e defende que oposição não deixe para última hora escolha do candidato a governador do grupo

Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…

13 de novembro de 2024

Portal especialista em turismo elenca João Pessoa como 2º destino mais barato para viajar no Nordeste

O portal especialista em turismo, Capitalist, fez um levantamento dos cinco destinos mais acessíveis no…

13 de novembro de 2024

CBF divulga calendário de 2025 do futebol brasileiro com novidades

Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário…

13 de novembro de 2024