Lançado nesta quarta-feira (4), o programa “Eu Capacito” do Movimento Brasil Digital oferecerá dois cursos relacionados à tecnologia blockchain, segundo o cronograma de capacitação tecnológica.
No total, são oferecidas 1.400 horas de capacitação gratuita em áreas como tecnologia e empreendedorismo no programa “Eu Capacito”, incluindo um curso sobre blockchain que ensinará aos usuários como criar um contrato inteligente (smart contracts).
Promovido por grandes empresas como Google, Microsoft e FIAP, o Movimento Brasil Digital “busca construir propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro de estratégia do Brasil”.
O programa de formação “Eu Capacito” possui dois cursos em que a tecnologia blockchain é citada. Sendo assim, no “Blockchain Advanced” os candidatos podem aprender conceitos mais aprofundados, como “cadeia de blocos” e “algoritmo de consenso”.
Por outro lado, existe um curso mais abrangente que deve também falar sobre a tecnologia blockchain. Assim, chamado de “Soluções Tecnológicas Emergentes”, o curso de capacitação também abortada a “IoT, Inteligência Artificial, Realidades e Paralelas”.
Nesse caso, a duração do curso terá apenas 40 horas, e os interessados para a capacitação em tecnologias emergentes podem se inscrever através deste link. Segundo o cronograma do curso “Soluções Tecnológicas Emergentes”, alguns temas devem ser abordados entre os alunos, como:
O programa Eu Capacito do Movimento Brasil Digital também oferece um curso avançado sobre a tecnologia blockchain que terá duração de 100 horas no total. Além de falar sobre contratos inteligentes, alguns tópicos podem ter relação com a rede Ethereum.
A descrição do curso “Blockchain Advanced” cita tópicos relacionados ao Bitcoin, como os forks que a criptomoeda já teve nos últimos anos, por exemplo. No curso, os alunos devem aprender também sobre o consenso de Prova de Trabalho (PoW) e a Prova de Participação (PoS).
“Neste módulo avançado de Blockchain, você vai conhecer aplicações que estão mudando os paradigmas de negócios e ainda vai aprender na prática a criar smart contracts.”
O programa Eu Capacito é resultado da união de grandes empresas como o Google, que criaram um grupo em 2018 envolvendo entidades do setor privado e público.
O objetivo do ‘programa do Google’ é fomentar a capacitação tecnológica e a inovação no Brasil, sendo o “Eu Capacito” o resultado de um programa de capacitação pensado em oferecer cursos de forma gratuita para a população.
“Com o ‘Eu Capacito’, o Movimento Brasil Digital pretende promover a capacitação profissional gratuita e ações educacionais da iniciativa privada, principalmente aquelas focadas em habilidades de tecnologia.”
Assim, além do Google existem outras 26 empresas que fazem parte do Movimento Brasil Digital, que oferece dois cursos sobre a tecnologia blockchain com inscrições abertas a partir desta quarta (4).
Link para o programa: Eu Capacito
Com informações de: Cointelegraph Brasil
O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) foi homenageado com a medalha ‘Amigo da Marinha’, nesta…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou a prefeita de Mamanguape, Maria…
O Ministério Público Eleitoral emitiu essa semana um parecer favorável ao prosseguimento de uma das…
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria no Congresso Nacional, garantiu a construção…
O deputado Hugo Motta (Republicanos-RS), candidato de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, está…
O Seminário Oficial do Município de Campina Grande publicou, nesta semana, um ato do vereador-presidente…